“Metamorfose dos Pássaros”, de Catarina Vasconcelos, estreia em outubro nos cinemas

A-Metamorfose-dos-Passaros-indie-lisboa

A “Metamorfose dos Pássaros”, a primeira longa-metragem de Catarina Vasconcelos, que teve a sua ante-estreia mundial na 70.ª edição do Festival de Berlim, em 2020, vai chegar às salas de cinema nacionais a 7 de outubro de 2021.

A obra de estreia da realizadora Catarina Vasconcelos é um documentário, com produção Primeira Idade e com distribuição No Comboio, que parte do universo familiar da realizadora para uma viagem entre a beleza dos afectos familiares e os sentimentos de perda.

Um filme sobre, como refere Catarina Vasconcelos, “a mãe do meu pai. A minha mãe. As mães. As mães das mães. As mães das mães das mães. Mas também acerca de um determinado período histórico que eu não tinha vivido: um período tão distinto daquele que vivemos hoje e que temos o dever de não esquecer. É um grande privilégio viver em liberdade”.

“Metamorfose dos Pássaros” já percorreu mais de 60 festivais internacionais, tendo sido, em 2020, o filme português com mais presenças em festivais em todo o mundo e o mais premiado, vencedor de mais de 20 prémios, entre os quais, prémio de melhor filme e prémio do público em vários países. Na Berlinale venceu o Prémio FIPRESCI, atribuído pela Federação Internacional de Críticos, e teve a sua ante-estreia nacional no IndieLisboa 2020, onde venceu o Prémio de Melhor Realização para Longa-metragem Portuguesa e o Prémio do Público.

Em 2014, Catarina Vasconcelos venceu também o prémio de Melhor curta-metragem no Festival Cinéma du Réel, com o filme “Metáfora ou a Tristeza Virada do Avesso”.

Skip to content