“Mistérios de Lisboa”, a obra-prima de Raúl Ruiz, regressa às salas de cinema

A multi-premiada mundialmente obra-prima de Raúl Ruíz, “Mistérios de Lisboa”, será resposta nas salas de cinema, em versão restaurada, assim como a série de seis episódios numa edição remasterizada, e será reeditada em DVD no próximo dia 25 de agosto. Cinco anos após a morte do cineasta chileno Raúl Ruíz (e 75 sobre o seu nascimento) e no ano que se celebra o 6º aniversário da estreia em sala de “Mistérios de Lisboa”, a Leopardo Filmes repõe a obra ímpar na história do cinema português, nas salas de cinema em Lisboa e por todo o país.

“Mistérios de Lisboa” é um dos filmes mais ambiciosos do cinema português, com um orçamento de 2,5 milhões de euros. Aclamado pela crítica como um dos melhores filmes do Século XXI, a obra de Raúl Ruíz, com argumento de Carlos Saboga, adaptado do texto de Camilo Castelo Branco, foi distinguida com 18 dos mais prestigiados prémios nacionais e internacionais, como o Prémio Louis-Delluc (2010) – Melhor Filme Francês do ano, Concha de Prata – Melhor Realizador (2010) no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, Prémio da Crítica (2010) na Mostra de São Paulo e passou por festivais importantes, como, Torino Film Festival, London Film Festival, Viennale, The New York Film Festival e Toronto. O filme foi ainda considerado o melhor pelas mais conceituadas publicações a nível internacional: Cahiers du Cinéma, Les Inrockuptibles, Film Comment, Le Monde , The New York Times.

“Mistérios de Lisboa”, um romance histórico com características do ultra-romantismo, foi produzido por Paulo Branco, com uma co-produção da Clap Filmes e da RTP e estreou em mais de 15 países. Vão ser ainda promovidos vários encontros e debates com os atores, equipa, críticos e realizadores, em torno do filme.

A megaprodução nacional “Mistérios de Lisboa” é um belo fresco cinematográfico que retrata o fim de uma época, de uma sociedade em ruptura e da passagem da monarquia à república.

Projecções
Cinema Nimas, Lisboa: 25 de agosto a 07 de setembro
Cinema Charlot. Auditório Municipal, Setúbal: 25 a 31 de agosto
Teatro Municipal. Campo Alegre, Porto: 01 a 07 de setembro
Theatro Circo, Braga: 05 de setembro
Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra: 26 de setembro
Centro de Artes e Espectáculos, Figueira da Foz: 9 de setembro

Fonte: Mistérios de Lisboa