“Montanha”, a primeira longa-metragem de João Salaviza, vai ser lançada em DVD pela Midas Filmes, no dia 26 de Fevereiro, com o jornal Público e nas lojas, por apenas 5€. O filme de Salaviza venceu dois prémios no Festival Caminhos do Cinema Português: Prémio Revelação (David Mourato) e Prémio Melhor Ator Secundário (Carloto Cotta).

“Depois de três curtas-metragens (“Arena”, “Cerro Negro” e “Rafa”), João Salaviza já era uma das maiores promessas do cinema português. Mas se ainda restavam dúvidas, com “Montanha” tudo se confirma.”.

O filme estreou internacionalmente no Festival de Veneza, na Semana da Crítica e foi também já apresentado no Festival de San Sebastian. Venceu o prémio Antigone d’Or, galardão mais importante do Festival de Montpellier. João Salaviza com as curtas “Arena” e “Rafa” conquistou a Palma de Ouro e o Urso de Ouro nos festivais de Cannes e Berlim.

Os leitores do Cinema 7ª Arte elegeram “Montanha” como o Melhor Filme Português de 2015, nos Prémios Cinema 7ª Arte 2015.

Este é um retrato íntimo sobre a adolescência de David, um jovem de 14 anos que vagueia pelas ruas de Lisboa, enquanto aguarda por notícias do seu avô que se encontra hospitalizado em estado grave.

“Montanha” é produzido pela Filmes do Tejo II e pela les films de l’après-midi com o apoio da ZDF, arte, ICA, RTP, Câmara Municipal de Lisboa e do programa Eurimages.