A gastronomia será o tema central dos seis filmes que integram o programa da 3ª edição de Claquete – Ciclo de Cinema, iniciativa promovida pelo Montepio Associação Mutualista, que terá início no próximo dia 13 de fevereiro.
Até 3 de abril, todas as quintas-feiras, às 18h30, o espaço atmosfera m, do Montepio Associação Mutualista, na Rua Castilho nº 5, em Lisboa, exibirá seis filmes internacionais que têm a gastronomia como ponto de partida para a exploração de temas como paixão, tradição, criatividade e os desafios da vida quotidiana.
A primeira data, 13 de fevereiro, conta com uma novidade: um showcooking, pelo chef Miguel Gameiro, que guiará os presentes pelos pratos representativos dos países dos filmes que integram este ciclo, provenientes de países como EUA, Índia, Alemanha, Itália, Japão e Reino Unido.
Promoção da cultura
Com esta edição, o Montepio Associação Mutualista reforça o compromisso com a promoção da cultura e o acesso à arte, promovendo emoções, relações e desafios humanos e oferecendo um olhar profundo sobre a nossa partilha à mesa.
“Acreditamos que a cultura e o acesso à arte são fundamentais para o desenvolvimento humano e para a promoção de bem-estar social pelo que, ao aliar cinema e gastronomia, propomos um ciclo que estimula não só o olhar, mas também o paladar, criando uma experiência sensorial”, afirma Rita Pinho Branco, Diretora de Comunicação, Marketing e Digital do Montepio Associação Mutualista.
Claquete – Ciclo de Cinema no atmosfera m
“Claquete – Ciclo de Cinema no atmosfera m” tem vindo a explorar diferentes géneros e narrativas, no ambiente descontraído e acolhedor do espaço atmosfera m.
A programação é assegurada pela equipa do Montepio Associação Mutualista, em particular a dedicada à gestão de projetos na área da cultura.
Como participar?
Para assistir às sessões desta nova edição do ciclo, com entrada livre, é necessário enviar um e-mail para atmosferam.lisboa@montepio.pt, indicando a sessão que deseja assistir e o nome do acompanhante.
Os filmes
A primeira sessão, no 13 de fevereiro, exibe o filme “O Chef” (EUA, 2014), de Jon Favreau. A história acompanha Carl Casper, um chef de cozinha que se vê forçado a sair de um prestigiado restaurante de Los Angeles devido à imposição do dono, que limita a sua liberdade criativa. Em busca de um novo começo, Carl abre uma roulotte de comida em Miami, embarcando numa jornada de autodescoberta e renovação.
No 20 de fevereiro, será a vez de “A Lancheira” (Índia, 2013), de Ritesh Batra, um filme que narra a história de Saajan, um contabilista solitário, e Ila, uma mulher que tenta reconquistar o amor do marido através de uma lancheira cuidadosamente preparada. A história se desenrola a partir de um erro de troca de lancheiras que liga de forma inesperada as vidas desses dois personagens.
Seguindo com a programação, no 27 de fevereiro, “Soul Kitchen” (Alemanha, 2009), de Fatih Akin, será a atração da noite. A comédia dramática segue Zinos Kazantsakis, um proprietário de restaurante que, após diversos contratempos, tenta salvar o seu negócio e reconquistar o amor da sua vida. Um filme leve e divertido que explora a amizade e o prazer da gastronomia.
No 20 de março, “Quanto Basta” (Itália, 2018), de Francesco Falaschi, trará a história de Arturo, um chef de três estrelas Michelin que, após sair da prisão, se vê forçado a trabalhar com jovens autistas em um centro de reabilitação, onde conhece Guido, um jovem com síndrome de Asperger e uma grande paixão pela culinária. A amizade improvável entre eles será fundamental para mudar a vida de Arturo e ajudá-lo a superar seus próprios desafios.
Em 27 de março, “Uma Pastelaria em Tóquio” (Japão, 2015), de Naomi Kawase, transporta o público para Tóquio, onde uma mulher septuagenária, com mãos deformadas, tenta conquistar um emprego numa pastelaria que vende dorayaki. O filme explora a tradição japonesa e a importância dos pequenos gestos cotidianos, tudo envolvido pelo doce sabor de uma das mais tradicionais iguarias do Japão.
Por fim, o ciclo se encerra no 3 de abril com “Ponto de Ebulição” (Reino Unido, 2021), de Philip Barantini. Na véspera do dia mais movimentado do ano, o chef Andy Jones, que comanda um dos restaurantes mais concorridos de Londres, precisa equilibrar sua crise pessoal e profissional, enquanto a pressão aumenta com a chegada de um inspetor de saúde e segurança alimentar. Uma história tensa e cheia de adrenalina, que leva o público a refletir sobre as dificuldades do setor gastronômico.