netflix

Netflix lançará listas diárias dos conteúdos mais vistos na plataforma

O gigante do streaming Netflix anunciou na passada segunda-feira que vai incluir diariamente listas dos 10 filmes e séries de televisão mais populares na sua homepage a partir desta semana. De acordo com a Netflix, as posições do conteúdo da lista “irá variar dependendo do quão relevantes são as séries e filmes para os espectadores”. Estas listas aparecerão nas respetivas páginas do filme/série escolhida pelo usuário.

A Netflix não especificou como é que decorreria o processo de cálculo das visualizações, no entanto atualizou recentemente o procedimento de medição do viewership. Antes, a plataforma contava os views se um usuário assistisse pelo menos 70% de um filme, ou de um episódio de um programa de TV. Agora os views são contados quando um utilizador assiste pelo menos dois minutos de um certo conteúdo. Esta nova metodologia foi introduzida quando foram revelados os seus filmes e programas de TV mais populares de 2019, no final de dezembro.

Esta métrica de dois minutos por episódio/filme será usada para calcular os top 10 diários, segundo fontes próximas do website de notícias “The Businness Insider”. Foi confirmado também que as listas serão atualizadas todos os dias às 11:30 da manhã (fuso horário americano), que será um reflexo das 24 horas anteriores.

Esta metodologia já estava em processo de teste em países como o México e Reino Unido, nos últimos seis meses. “Os utilizadores em ambos os países acharam esta inovação muito útil, por isso agora expandimos esta métrica para outras fronteiras”, disse Cameron Johnson, Diretor da Inovação do Produto.

No dia inaugural desta nova metodologia, na passada segunda-feira nos EUA, o reality show “Love Is Blind” foi a série de televisão e também o título mais popular; o número 2 da lista foi o filme de Dee Rees“The Last Thing He Wanted”, com Anne Hathaway e Ben Affleck no elenco.

A Netflix não revelou detalhes sobre o processo de totalização dos seus espectadores. Mas como parte do seu relatório de ganhos mensal, a empresa usa as contas dos usuários que optem por ver um determinado título. A nova métrica é cerca de, em média, 35% mais precisa do que a métrica anterior.

“Quando vemos um grande filme ou série podemos partilhar esse momento com a nossa família ou amigos, ou então falar dele no nosso emprego, para que outras pessoas possam interessar-se nele e vê-lo posteriormente. Esperamos que estas listas diárias ajudem a criar mais esses momentos de partilha e, ao mesmo tempo, que ajudem a encontrar algo para ver de maneira mais fácil e rápida”, acrescenta Cameron Johnson.