O documentário “The Mother of All Lies” de Asmae El Moudir, recebeu o Prémio de Melhor Longa-Metragem na 11.ª edição do Festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival, que terminou no passado domingo em Lisboa.
Segundo o júri, composto por Joana Bértholo, Olivia Acosta e Valeriya Golovina, a decisão “decorre da criatividade e originalidade com que Asmae El Moudir escolheu contar esta história. A abordagem e a técnica narrativa criam efeitos surpreendentes que cativam e desafiam o público. Este filme destaca-se pela mistura distinta de duas linguagens distintas: a das miniaturas e a dos personagens da vida real. Ao mesmo tempo, combina também a narrativa colectiva de Marrocos com uma narrativa profundamente pessoal, oferecendo-nos um retrato único. “The Mother of All Lies” é a primeira longa-metragem de Asmae El Moudir, depois de ter realizado diversas curtas-metragens, e é com grande entusiasmo que o júri reconhece o seu talento e originalidade. Estamos ansiosas para ver mais de seu trabalho no futuro.”
O júri atribuíu ainda uma Menção Honrosa a “The sea and its waves”, a primeira longa da dupla de realizadores Liana & Renaud.
Na categoria de curtas-metragens, o prémio de melhor filme foi para o francês “For real”, realizado por Malou Lévêque. O júri composto por Luisa Sequeira, Bruno Castro e Paula Miranda justifica que “a realizadora criou um filme sobre os dias de hoje elevados à possibilidade de falarmos sobre o que sentimos de forma luminosa, fresca e que reforça a esperança no cinema.” A coprodução luso-brasileira “Rinha”, realizada por Rita M. Pestana, recebeu uma Menção Honrosa nesta categoria.
A curta-metragem turca “Things unheard of”, de Ramazan Kilic. venceu o Prémio Travessias e o filme de animação “My Mother, the Sea”, de Aspasia Kazeli, o Prémio Começar a Olhar. O Prémio do Público foi para a longa-metragem “The Roller, the Life, the Fight”, de Elettra Bisogno e Hazem Alqaddi, e para a curta “As cores do luto”, de Mariana Lima Mateus.
Olhares do Mediterrâneo 2024: Vencedores
Melhor Longa-Metragem
The Mother of all Lies, Asmae El Moudir
Melhor Longa-Metragem – Menção honrosa
The sea and its waves, Liana & Renaud
Melhor Curta-Metragem
For Real, de Malou Lévêque
Melhor Curta-Metragem – Menção Honrosa
Rinha, Rita M. Pestana
Prémio Travessias
Things unheard of, Ramazan Kilic
Prémio Travessias – Menção Honrosa
Les Chenilles, Michelle Keserwany e Noel Keserwany
Prémio Começar a Olhar
My Mother, the Sea, Aspasia Kazeli
Prémio Começar a Olhar – Menção Honrosa
Anansi, Aude N’Guessan Forget
Prémio Inatel
Pelo Sim Pelo Não, Laura Andrade
Prémio do Público – Longa-metragem
The Roller, the Life, the Fight, Elettra Bisogno e Hazem Alqaddi
Prémio do Público – Curta-metragem
As cores do luto, Mariana Lima Mateus