HOLLYWOOD - FEBRUARY 20: A display case is seen full of Oscar statues February 20, 2004 in Hollywood, California. These are the Oscar statuettes that will be handed out on February 29 at the 76th Academy Awards ceremony and will be on display at the Hollywood & Highland entertainment complex. (Photo by Carlo Allegri/Getty Images)

Óscares 2022: Academia coloca tuiteiros para eleger possível apresentador

As indicações aos Óscares 2022 serão anunciadas em 8 de fevereiro. Já a premiação está marcada para 27 de março, a 94ª edição dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), retornará ao tradicional Dolby Theatre, em Hollywood, na Califórnia.

Como noticiamos,  a cerimônia terá apresentador, o canal de televisão ABC, que transmite todos os anos a cerimónia dos Óscares, confirmou que a 94.ª edição vai voltar a ter apresentador naquela que é a cerimónia mais prestigiada da temporada de prémios do cinema norte-americano.

Nos últimos anos, o Óscar tem sido entregue por celebridades, e não tem apresentador desde 2019. Nesse sentido, as taxas de audiência da transmissão caíram nas últimas edições, respectivamente, 2019, 2020 e 2021 – chegando ao menor nível, 10,4 milhões de pessoas nos Estados Unidos em 2021.

Todavia, a audiência de outras premiações também sofreu quedas. Recordamos que a cerimônia nada tradicional realizada em abril do ano passado, que incluiu parte da premiação sem anfitriões em uma popular estação de trem de Los Angeles devido à pandemia de coronavírus, foi vista por 10 milhões de pessoas, 56% a menos que em 2020, ano em que o evento teve a menor audiência de sua história.

Em função disso, a Academia sugeriu em seu Twitter que o público deveria escolher um apresentador para a premiação. “Hipoteticamente, se perguntássemos quem você gostaria de apresentar o Oscar, e isso é estritamente hipotético, quem hipoteticamente seria?”, escreveu.

Felizmente, desde que a notícia foi divulgada, que a premiação teria um apresentador, surgiram inúmeras especulações sobre quem poderia ser e quem deveria ser.

Entre os nomes, está a estrela de “Homem Aranha 3”, Tom Holland. Fãs do ator britânico sugeriram que ele deveria apresentar o Óscar deste ano após o sucesso estrondoso de seu filme “Spider-Man: No Way Home” (br: HomemAranhaSem Volta para Casa; pt: HomemAranhaSem Volta a Casa), possivelmente com sua namorada Zendaya.

Holland e Zendaya

De acordo com a emissora ABC e o The Hollywood Reporter, a Academia já entrou em contato com o ator britânico, depois que ele mesmo expressou interesse na oportunidade durante uma entrevista concedida ao próprio THR.

Outra ideia que surgiu, além de Holland como anfitrião, mas também Andrew Garfield e Tobey Maguire – seus companheiros de HomemAranhaSem Volta a Casa. Garfield ainda demonstrou total apoio a Tom Holland como apresentador na nova edição do Oscar.

“Eu acho Tom tão carismático, um performer e um ator incrível, que acho que ele seria um ótimo apresentador do Oscar”, comentou Garfield. “Eu acho que seria absolutamente brilhante”, finalizou o ator em uma entrevista à revista People.

Outro nome cotado é o comediante Pete Davidson, que surge como candidato ao posto, ao menos de acordo com o Page Six. Segundo o site, o nome de Davidson ganhou força graças ao sucesso de audiência do especial de Ano Novo que ele apresentou ao lado de Miley Cyrus na NBC, que somou 6.3 milhões de espectadores. No entanto, fontes ouvidas pela publicação norte-americana, Variety, negam que o ator vai apresentar a premiação. Segundo uma pessoa de dentro da produção, conversas não-oficiais realmente ocorreram, mas não passaram disso, e dificilmente ele será o escolhido.

Ainda segundo o Page Six, a Academia está buscando um “recomeço”, para atrair o público mais jovem. Para tanto, o presidente do grupo ABC Entertainment e Hulu Originals, Craig Erwich, revelou que já existem conversas para que a cerimônia seja apresentada por Steve Martin, Selena Gomez e Martin Short – trio de protagonistas da série “Homicídios ao Domicílio”, exibido no Brasil pelo Star+, em Portugal, a série encontra-se disponível no Disney+.

Steve Martin, Martin Short  e Selena Gomez – trio de protagonistas da série “Homicídios ao Domicílio”

Sobre essa possibilidade, Craig compara a dinâmica dos atores na série com uma possível apresentação de um dos eventos mais importantes da indústria cinematográfica, e explicou a Variety:

“Quero dizer, eles são um trio icônico. Obviamente sabemos disso porque é nossa comédia mais assistida de todos os tempos. Eles têm público. Todo mundo adora. Eles seriam um sonho. Dito isso, há um monte de talento incrível que estamos considerando. Estamos tendo conversas contínuas com Will e a Academia sobre isso.”

Relembrarmos que o apresentador de TV norte-americano, Jimmy Kimmel foi o último apresentador da cerimônia em 2017 e 2018. Já no ano seguinte, em que foi instalado o formato sem apresentadores fixos, o Óscar registrou um aumento de audiência, atingindo 29.56 milhões de pessoas. Por outro lado, o índice caiu com a repetição do esquema, em 2020 (23.64 milhões), e desabaram em 2021 (10.4 milhões).

Foto oficial de Kimmel para a Academia

Recapitulamos que antes de Kimmel (2017-2018), personalidades famosas como:

  • Billy Crystal (1990/1992/1993/1997/1998/2000/2004 e 2012);
  • Whoopi Goldberg (1994/1996/1999 e 2002);
  • David Letterman (1995);
  • Steve Martin (2001 e 2003);
  • Chris Rock (2005 e 2016);
  • Jon Stewart (2006 e 2008);
  • Ellen DeGeneres (2007 e 2014);
  • Hugh Jackman (2009);
  • Alec Baldwin (2010);
  • James Franco e Anne Hathaway (2011);
  • Seth MacFarlane (2013);
  • Neil Patrick Harris (2015),
  • e Kevin Hart (2019).

Já tiveram o papel de comandar a grande premiação – seguindo uma linha mais humorística, a Academia vem apostando em grandes artistas da comédia americana. Em busca de audiência dos mais jovens, eles fazem piadas atuais e criam memes para viralizar na internet.

‘Selfie’ de Ellen DeGeneres e atores no Oscar de 2014

Entretanto, ressaltamos que ninguém foi selecionado e que as negociações ainda estão em curso. ABC e a Academia, responsável pelo prêmio, não quiseram comentar sobre a questão. Destacamos que o Óscar está marcado para o dia 27 de março e acontecerá em Los Angeles, na Califórnia. No Brasil, tradicionalmente a transmissão será feita pelo canal TNT e na Globo. Os indicados serão anunciados no dia 8 de fevereiro.

Skip to content