O Cinema Sétima Arte anuncia hoje os nomeados para a 14.ª edição dos Prémios Cinema Sétima Arte com algumas novidades. Este ano, ao contrário das anteriores edições, a votação decorrerá durante o mês de dezembro e criamos duas novas categorias, passando agora a cinco categorias: Melhor Filme do Ano (10 nomeados), Melhor Filme Português (5 nomeados), Melhor Filme Internacional (5 nomeados), Melhor Realização (5 nomeados) e Melhor Argumento (5 nomeados). É a sua oportunidade de votar nos seus filmes favoritos de 2022.
Todos os nomeados são filmes que estrearam em Portugal em pelo menos uma sala nacional, desde 1 de janeiro a 31 de dezembro do corrente ano. No total são 20 nomeados, sendo que há filmes nomeados em mais do que uma categoria, como é o caso de “A Pior Pessoa do Mundo”, do norueguês Joachim Trier, que lidera com quatro nomeações.
O candidato português aos Óscares 2023, “Alma Viva”, de Cristèle Alves Meira, é o segundo filme mais nomeado, nas categorias de Melhor Filme Português, Melhor Realização e Melhor Argumento. “A Filha Perdida”, “Azor – Nem Uma Palavra”, “Mato Seco em Chamas”, “Lobo e Cão” e “Drive My Car” conseguem duas nomeações cada.
Em anos anteriores, foram eleitos Melhores Filmes do Ano obras como “A Metamorfose dos Pássaros” (Portugal, 2020), de Catarina Vasconcelos, “Eu, Daniel Blake” (Reino Unido, 2016), “Chama-me Pelo Teu Nome”, de Luca Guadagnino (EUA, 2017), “Parasitas” (Coreia do Sul, 2019) e “Mad Max: Estrada da Fúria” (EUA, 2015).
O objetivo desta iniciativa é destacar e premiar os melhores filmes nacionais e internacionais que estrearam em Portugal durante o ano corrente, dando a oportunidade ao público (leitores e seguidores) para votarem nos seus favoritos. Cada pessoa pode votar uma única vez em cada categoria. As votações terminam a 28 de dezembro. No dia 29 de dezembro são anunciados os vencedores.
PARA VOTAR CLIQUE AQUI