Science Film Festival Brasil traz 53 filmes de 22 países em sessões gratuitas

Em exibição até 20 de dezembro, o Science Film Festival Brasil passa por centros culturais, museus e escolas de todo o país
"Águas Quentes", Brasil, 2023, direção Camila Dalossi, Juliana Deeke, Giulia Morales Festival de Filmes de Ciência – Science Film Festival Brasil "Águas Quentes", Brasil, 2023, direção Camila Dalossi, Juliana Deeke, Giulia Morales Festival de Filmes de Ciência – Science Film Festival Brasil
"Águas Quentes", Brasil, 2023, direção Camila Dalossi, Juliana Deeke, Giulia Morales

O Festival de Filmes de Ciência – Science Film Festival Brasil, edição nacional do Science Film Festival (SFF), maior e mais relevante evento internacional de audiovisual voltado à ciência, tecnologia e meio ambiente, apresenta 53 filmes de 22 países, com acesso gratuito tanto em plataforma online quanto em exibições presenciais por todo o Brasil.

O evento acontece até o dia 20 de dezembro, com sessões em centros culturais, museus, cineclubes, universidades e escolas de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraíba, entre outros.

Com o mote do Conhecimento através do Entretenimento, o SFF apresenta a ciência de forma divertida para todas as idades e propõe a difusão científica por meio do audiovisual criativo e da representação diversa nas telas. Dos 53 filmes em exibição, 34 são voltados ao público infantojuvenil. Além das exibições gratuitas, o SFF Brasil também promoverá atividades de formação para docentes e oficinas infantis em escolas parceiras para a promoção da difusão da ciência pelo audiovisual.

2560x384 RC Cinema7arte 1
Publicidade

Promovido globalmente pelo Goethe-Institut desde 2005 e realizado no Brasil pela Midiativa, o SFF chega à sua 21.ª edição internacional com uma programação diversa e acessível para todas as idades.  De outubro a dezembro, o público poderá assistir às mostras gratuitas em diferentes cidades.

Em São Paulo, o Festival de Filmes de Ciência (SFF Brasil) será exibido no Circuito Spcine, a rede de salas públicas de cinema da Empresa de Cinema e Audiovisual da Prefeitura de São Paulo; no Museu das Favelas; Espaço Petrobras de Cinema, entre outros locais.

O Festival de Ciências apresenta também uma seleção especial de filmes alinhada ao tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território, que acontece de 21 a 26 de outubro, destacando a importância do audiovisual como ferramenta de sensibilização e mobilização em defesa da preservação dos oceanos e da sustentabilidade do planeta.

Entre os destaques, estão “Sou Água”, “Chuva”, “Antártica e Eu”, “Rodolitos – The Rolling Stones”, “Te Moana Ora – O Oceano Vivo”, “Coral”, “Abrolhos – Paraíso em Perigo” e “Águas Quentes”.

Todos os filmes estão disponíveis gratuitamente na plataforma do festival e podem ser utilizados como recurso em sala de aula. Além dos filmes, o festival convida o público para um debate sobre com cineastas e protagonistas de filmes do festival que têm a água como grande temática, no dia 23 de outubro, às 19h, no canal do Youtube.

O Festival de Filmes de Ciência preparou uma programação especial para a COP30.  Nos dias 14 e 15 de novembro, a partir das 16 horas, no Sesc Doca, em Belém, acontecem oficinas e sessões temáticas de cinema, que abordam questões ambientais de forma lúdica e educativa, voltadas ao público infantojuvenil.

O SFF Brasil estabelece parcerias com escolas, centros culturais e instituições de todo o país para ampliar o alcance das sessões. O catálogo completo também está disponível na plataforma de streaming do festival, com acesso gratuito mediante inscrição via Instagram.

O SFF-Brasil é realizado com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, e tem o patrocínio da SKY Brasil, Escola Plus e Fundação Norma y Leo Werthein; e o apoio da Spcine – Empresa de Cinema e Audiovisual da Cidade de São Paulo.