A curta-metragem “Tapete Voador”, de Justin Amorim, terá a sua estreia nacional no dia 18 de julho, às 19h, no Teatro Municipal de Vila do Conde, integrada na competição nacional e internacional do Festival Curtas de Vila do Conde, que acompanha atentamente uma geração emergente de cineastas promissores.
Esta estreia nacional sucede a estreia internacional no aclamado Festival de Guadalajara e ainda em julho será exibido no Durban International Film Festival, na África do Sul, a 18 de julho.
Com base numa das histórias reais mais marcantes do maior caso de pedofilia institucionalizada em Portugal, o caso Casa Pia, “Tapete Voador” segue a vida de Ricardo, um adolescente envolto numa rede de abuso que atinge também a sua irmã, enquanto tenta desesperadamente escapar à violência e às marcas invisíveis que carrega.
Com um elenco que inclui Ivo Arroja, Joana Bernardo, Inês Castel-Branco, Pedro Caeiro, Gonçalo Coré, Rui Pedro Silva e Filipe Vargas, o filme retrata com sensibilidade e crueza os temas do abuso, da responsabilidade e da perda da inocência, mas também com uma abordagem visual sensível e contida.
Estou muito feliz de finalmente ter a oportunidade de mostrar o filme ao público português, que é quem realmente entende o peso que o caso Casa Pia carrega. O Curtas Vila do Conde é um festival com uma programação que se alinha na perfeição com os valores da Promenade e com a linha editorial que queremos manter na produtora. Convido todos a virem até Vila do Conde para serem as primeiras pessoas a verem o nosso filme que resulta de uma investigação profunda ao longo dos últimos anos e feito com muito amor com uma equipa impecável, afirma o realizador Justin Amorim.
Com direção de fotografia de Leonor Teles, música original composta por Alba Baptista e e o argumento com a consultoria da jornalista Felícia Cabrita, “Tapete Voador” mergulha nas nuances emocionais do protagonista, criando um contraste entre o drama humano e os momentos de esperança e fuga da realidade e propõe uma reflexão sobre o trauma, a resiliência e a delicada fronteira entre crescer e sobreviver.
A curta-metragem conta com o apoio do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual, Câmara Municipal de Lisboa, Fundação GDA, SPA – Sociedade Portuguesa de Autores, Programa Ibermedia e Lisbon Film Commission.
A estreia nacional decorre no âmbito do Curtas Vila do Conde, um dos mais prestigiados festivais de cinema em Portugal e qualificador oficial para os OSCAR® Qualifying Film Festival, Goya Festival Calificador, Candidato aos European Film Awards e European Short Film Audience Award.
A curta terá duas sessões: a primeira no dia 18 de julho, às 19h00, e a segunda no dia 19, às 15h00, ambas no Teatro Municipal de Vila do Conde. As sessões contarão com a presença de Justin Amorim (realizador e argumentista), o elenco e a equipa técnica do filme.

