“Urchin – Pelas Ruas de Londres”, primeira longa-metragem de Harris Dickinson com antestreia no LEFFEST

“Urchin – Pelas Ruas de Londres” terá antestreia nacional no Leffest com presença de Frank Dillane e nos cinemas a 27 novembro
"Urchin - Pelas Ruas de Londres", de Harris Dickinson "Urchin - Pelas Ruas de Londres", de Harris Dickinson

Com estreia mundial na Un Certain Regard do Festival de Cannes, “Urchin – Pelas Ruas de Londres” foi aí galardoado com dois prémios: Prémio Melhor Actor e Prémio FIPRESCI Melhor Filme. Chega agora a Portugal com antestreia no Leffest e a presença do actor galardoado Frank Dillane.

“Urchin – Pelas Ruas de Londres”, de Harris Dickinson, estreia nas salas de cinema portuguesas no próximo dia 27 de Novembro, com distribuição No Comboio, estando a antestreia nacional agendada para o LEFFEST – Lisboa Film Festival, no qual estará presente o ator galardoado Frank Dillane. Depois de muitos sucessos enquanto actor e de ter contracenado ao lado de ícones do cinema, como por exemplo, Nicole Kidman em “Babygirl”, Harris Dickson apresenta agora, com “Urchin”, a sua primeira incursão na realização de longas-metragens.

“Urchin” conta a história de Mike, um jovem que tenta tomar as rédeas do seu destino, depois de dormir nas ruas de Londres e de ter passado por uma prisão. Mike está preso num ciclo de autodestruição, apesar de determinado a dar a volta, mas o sistema é impiedoso. Visceral e absurdo, o filme conta a história dos estranhos padrões que nos puxam para trás incessantemente.

2560x384 RC Cinema7arte 1
Publicidade

Mike é interpretado por Frank Dillane, um dos jovens actores mais talentosos e versáteis do Reino Unido que participou em filmes e séries como “Harry Potter” e o “Príncipe Misterioso”, “No Coração do Mar” e na aclamada série “Fear the Walking Dead”.

Mais recentemente, pode ser visto em “Nell, a Renegada”, de Sally Wainwright, realizado para a Disney+, na minissérie “Joan”, da ITV, ao lado de Sophie Turner, e em Colheita, de Athina Tsangari, com Caleb Landry Jones. Sobre o papel de Frank, Harris refere que Frank tem um charme natural, mas também trouxe comédia e leveza, o que era absolutamente essencial. Sem isso, a personagem podia facilmente ter-se tornado apenas um estereótipo rabugento e desordeiro.

Sobre este filme, Harris Dickinson refere: comecei a esculpir e a adaptar a minha história em redor das coisas que estavam a acontecer à minha volta, procurando realmente entender o problema. Queria contar a história de um jovem da minha zona. Histórias sobre dependência, pessoas em situação de sem-abrigo e trauma. Podem muitas vezes parecer pesadas, por isso, queria também incluir a comédia — porque muitas vezes, com as grandes tragédias vem também o humor e a leveza. No fundo, esta é uma história sobre comportamentos cíclicos.

Filmando uma realidade que conhece de perto dado o seu trabalho voluntário de anos junto a comunidades de apoio a pessoas em situação de sem-abrigo em Londres, “Urchin – Pelas Ruas de Londres” é a primeira incursão na realização de longas-metragens de Harris Dickinson.

Teve estreia mundial na Un Certain Regard do Festival de Cannes, um dos mais importantes e de maior prestígio festivais de cinema do mundo, tendo sido galardoado o Prémio Melhor Actor e Prémio FIPRESCI Melhor Filme. O filme foi aclamado pela crítica e um sucesso no festival, e conta com um longo percurso por festivais internacionais.

O ator britânico nomeado para os BAFTA, Harris Dickinson, surgiu em cena em 2017 com o hit do festival de Sundance “Beach Rats” , de Eliza Hittman. Com este filme, foi nomeado para Melhor Actor nos Independent Spirit Awards e Actor Revelação nos Gotham Awards pelo seu primeiro papel no cinema como Frankie. Desde então, Harris tem evoluído a cada projeto, construindo uma carreira impressionante e diversificada.

Mais recentemente, em “Babygirl”, de Halina Reijn, Harris partilhou o grande ecrã ao lado de Nicole Kidman. O filme estreou no Festival de Cinema de Veneza. Em 2023, Harris protagonizou “The Iron Claw”, de Sean Durkin, para a A24, ao lado de Zac Efron e Jeremy Allen White.

No cinema, destacou-se ainda no filme britânico independente “Scrapper”, que venceu o World Cinema Dramatic Grand Jury Prize Festival de Cinema de Sundance de 2023. Em 2022, Harris, ao lado de Woody Harrelson e Charlbi Dean, fez parte do elenco principal de “Triângulo da Tristeza”, sátira do cineasta Ruben Östlund, que venceu a Palma de Ouro em Cannes, foi nomeado para os Óscares e BAFTA.

Outros créditos cinematográficos incluem, entre outros, “Blitz, Where the Crawdads Sing”, ao lado de Daisy Edgar-Jones, “See How They Run”, protagonizado com Sam Rockwell e Saoirse Ronan, “The King’s Man”, de Matthew Vaughn, e “The Souvenir: Part II”, de Joanna Hogg. Encontra-se agora em rodagens para o próximo projecto de Sam Mendes que será sobre os The Beatles e em que Harris Dickinson encarnará John Lennon.