25 de Abril

Ymotion 2022: “2020: Odisseia no 3º Esquerdo” vence grande prémio

2020-odisseia-no-3-esquerdo-ricardo-leite-1 2020-odisseia-no-3-esquerdo-ricardo-leite-1

A curta-metragem “2020: Odisseia no 3º Esquerdo”, de Ricardo Leite, venceu o Grande Prémio Joaquim de Almeida da 8.ª edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, que terminou no passado dia 26 de novembro.

Pela primeira vez na história do festival, foram ainda premiadas três curtas-metragens de realizadores de Vila Nova de Famalicão, numa edição que contou com 40 curtas-metragens em concurso, vindas de todo o país.

O filme “Encoberto”, realizado por Rodrigo Rebello de Andrade, da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, arrecadou outros dois prémios das oito categorias do festival, nomeadamente Melhor Argumento e Melhor Interpretação, atribuído ao elenco, composto por atores como Pedro Lacerda, Rafael Morais e Rafael Gomes.

O Prémio para Melhor Documentário foi entregue à dupla famalicense Alexandra Guimarães e Gonçalo L. Almeida, por “Cristóbal – Pontebarxas”, o Prémio de Melhor Animação foi para o filme “Comezainas”, realizado por Mafalda Salgueiro, e o Prémio Melhor Direção de Fotografia foi para António Pinheiro pela sua curta “Misericórdia”. Já o Prémio Escolas Secundárias foi atribuído a “Assédio”, de Liliana Pinho, aluna da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão.

O júri composto por Tiago R. Santos (argumentista), Paulo Trancoso (presidente da Academia Portuguesa de Cinema), Cláudia Clemente (escritora, realizadora e fotografa), Paulo Pires (ator), Fernando Vasquez (jornalista, crítico de cinema e diretor de programação cinematográfica), Lúcia Pires (realizadora, argumentista, produtora e atriz) e Bruno Carnide (realizador, professor universitário, programador cinematográfico e curador) decidiu ainda entregar Menções Honrosas a “Cemitério Vermelho”, de Francisco Lacerda, “Kafka”, de Tiago Iúri e “Sónia”, da realizadora famalicense Maria Moreira, curta-metragem que também arrecadou o Prémio do Público.

Grande Prémio Joaquim de Almeida
“2020: Odisseia no 3º Esquerdo”, de Ricardo Leite

Prémio Escolas Secundárias
“Assédio”, de Liliana Pinho

Prémio Melhor Documentário 
“Cristóval – Pontebarxas”, de Alexandra Guimarães e Gonçalo L. Almeida

Prémio Melhor Animação
“Comezainas”, de Mafalda Salgueiro

Prémio Melhor Interpretação
Elenco do “Encoberto”

Prémio Melhor Direção de Fotografia
António Pinheiro, por “Misericórdia”

Prémio Melhor Argumento 
Pedro Alegria, por “Encoberto”

Prémio do Público
“Sónia”, de Maria Moreira

Menções Honrosas
“Cemitério Vermelho”, de Francisco Lacerda
“Kafka”, de Tiago Iúri
“Sónia”, de Maria Moreira

Fonte: Ymotion

Skip to content