25 de Abril

10.ª edição da Monstrare acontece em janeiro, em Loulé, e dedica uma secção aos 50 anos do 25 de abril

"Cartas a uma Ditadura", documentário português realizado em 2006 por Inês de Medeiros "Cartas a uma Ditadura", documentário português realizado em 2006 por Inês de Medeiros
"Cartas a uma Ditadura", documentário português realizado em 2006 por Inês de Medeiros

A 10.ª edição da Monstrare realiza-se de 20 a 27 de janeiro, em Loulé, e integra a programação do Algarve Film Week. Mostra Internacional de Cinema Social inclui sessões de documentário curtas, longas-metragens, masterclasses, workshops e uma secção intitulada “50 Anos de Liberdade”.

A 10.ª edição da Monstrare – Mostra Internacional de Cinema Social, realiza-se de 23 a 28 de janeiro de 2024 em 4 espaços de Loulé, e volta a integrar a programação do Algarve Film Week. Composta por sessões de curtas, documentários e longas-metragens nacionais e internacionais, assim como workshops, masterclasses e momentos dirigidos à indústria, esta mostra é uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé através do Loulé Film Office e é de entrada livre.

A Monstrare arranca na segunda-feira, dia 20 de janeiro, no Palácio Gama Lobo, para apresentação do Plano Municipal de Cinema. Às 17h do dia 21 de janeiro, no Convento é exibido o filme “Os Demónios do Meu Avô”, longa-metragem de stop motion realizada por Nuno Beato e que conta com as vozes de Victoria Guerra, Ana Sofia Martins e Nuno Lopes.

banner slider 2024 artigo 1

Para celebrar os 50 anos do 25 de Abril, a Monstrare apresenta uma secção intitulada “50 Anos de Liberdade”, composta pelos filmes “Cartas a uma Ditadura”, documentário português realizado em 2006 por Inês de Medeiros a partir da descoberta de centenas de cartas de mulheres que em 1958 responderam a uma desconhecida circular de um misterioso Movimento Nacional das Mulheres Portuguesas e “Nayola”, filme de animação de José Miguel Ribeiro que recebeu o Prémio Melhor Animação na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo 2022 e que teve a sua estreia comercial nos cinemas portugueses em 2023. O filme “Cartas a uma Ditadura” vai ser apresentado no dia 22 de janeiro, às 14h30, na Escola Secundária de Loulé, no âmbito do Plano Nacional do Cinema, e “Nayola” no dia 24, às 18h, no Cineteatro Louletano.

O realizador Luís Campos vai estar presente em Loulé, no dia 24 de janeiro, para apresentar duas curtas-metragens realizadas por si, “Boca Cava Terra”“Monte Clérigo”. No mesmo dia, no Cineteatro Louletano é apresentado, em antestreia comercial, “O Bêbado”, realizado por André Marques, que estará presente na sessão, um filme que recebeu o Prémio FIPRESCI da 29.ª edição do festival Caminhos do Cinema Português.

A Escola Secundária de Loulé volta a receber uma sessão de curtas-metragens no dia 25 de janeiro onde serão apresentados os filme “The Present” (UK) de Farah Nabulsi, “Flor de Laranjeira” (PT) de Rúben Sevivas e “Smoking Kills” (FR) de Steven Luchel. Às 18h no Cineteatro Louletano é projetado “The Old Oak”, a mais recente obra do realizador britânico Ken Loach que estreou recentemente salas de cinema em Portugal. Na mesma sala às 21h, é apresentado “Concentrados”, documentário de José Vieira Mendes que surge de um trabalho de investigação que reconstrói a memória histórica de um campo de concentração instalado na na ilha Terceira, Açores, aquando da Primeira Guerra Mundial.

No dia 26 de janeiro, às 21h, é exibido no Cineteatro Louletano em estreia nacional o filme “Represa” do realizador brasileiro Diego Hoefel, obra que teve a sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Roterdão em 2023 e que se passa no sertão cearense, contando a história do reencontro de dois irmãos.

O último filme a ser exibido nesta 10.ª edição da Monstrare é “Great Yarmouth – Provisional Figures”, de Marco Martins um filme que conta com Beatriz Batarda, Nuno Lopes e Romeu Runa nos principais papéis, uma história sobre a emigração portuguesa numa cidade costeira de Inglaterra.

"Great Yarmouth Provisional Figures", de Marco Martins
“Great Yarmouth Provisional Figures”, de Marco Martins

No âmbito do programa do Algarve Film Week, terão lugar várias iniciativas ligadas ao cinema, como o Workshop Escolar de Cinema de Animação pelo Modo Atelier que se realiza nos dias 22 e 23 de janeiro em diversas escolas do concelho de Loulé, assim como a Masterclass com a montadora e realizadora Cláudia Rita Oliveira a decorrer no dia 23 à tarde na Escola Secundária de Loulé.

Uma vez mais realiza-se um encontro destinado a profissionais da área do cinema. Este ano o encontro realiza-se no dia 26 de janeiro, às 18h no Bar do Cineteatro Louletano e tem como tema “Festivais de Cinema em Territórios Periféricos”.

Os Prémios Cinetendinha, promovidos pelo crítico de cinema Rui Pedro Tendinha, premeiam os melhores filmes e interpretações, atraindo para Loulé as principais caras do cinema em Portugal. Esta será a 4.ª edição desta cerimónia que se realiza no sábado, dia 27 de janeiro, às 18h no Cineteatro Louletano.

A Monstrare é uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé, através do Loulé Film Office, e integra a programação do Algarve Film Week, uma iniciativa que reúne vários eventos cinematográficos e que conta com o apoio institucional do ICA, do Plano Nacional de Cinema e do Cineteatro Louletano.

PROGRAMA 

entrada livre

20 janeiro

17h: Abertura oficial [Palácio Gama Lobo]
21 janeiro

17h: “Os Demónios do Meu Avô” de Nuno Beato [Convento do Espírito Santo] – Monstrare

 

22 janeiro

9h: Workshop Escolar de Cinema de Animação pelo Modo Atelier [escolas de Loulé]

14h30: “Cartas a uma Ditadura” de Inês de Medeiros [Escola Secundária de Loulé]  – Monstrare
23 janeiro

9h: Workshop Escolar de Cinema de Animação pelo Modo Atelier [escolas de Loulé]

14h: Masterclass com Cláudia Rita Oliveira [Escola Secundária de Loulé]

 

24 janeiro
14h30: Sessão de Curtas-metragens [Escola Secundária de Loulé] – Monstrare

18h: “Nayola” de José Miguel Ribeiro [Cineteatro Louletano] – Monstrare

21h: “O Bêbado” de André Marques [Cineteatro Louletano] – Monstrare

 

25 janeiro
14h30: Sessão de Curtas-metragens [Escola Secundária de Loulé] – Monstrare

18h: “The Old Oak” de Ken Loach [Cineteatro Louletano] – Monstrare

21h: “Concentrados” de José Vieira Mendes [Cineteatro Louletano] – Monstrare

 

26 janeiro

18h: Festivais de Cinema em Territórios Periféricos [Bar do Cineteatro Louletano] – Indústria

21h: “Represa” de Diego Hoefel [Cineteatro Louletano] – Monstrare

 

27 janeiro

15h: “Great Yarmouth – Provisional Figures” de Marco Martins [Cineteatro Louletano] – Monstrare

18h: Prémios Cinetendinha [Cineteatro Louletano]

22h: Encerramento [Palácio Gama Lobo]

Monstrare Mostra Internacional de Cinema Social

Skip to content