11º MIFEC_1

A 11ª Mostra Internacional de Filmes de Escolas de Cinema (MIFEC), promovida pela pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP), sob a coordenação do Dr. M. F. Costa e Silva, arranca amanhã dia 20 até dia 24 de maio.

A edição deste ano conta com 70 filmes em competição de escolas de cinema, oriundos de 15 países, como por exemplo Portugal, Espanha, Brasil, Cuba, Roménia, Georgia e Bielorrússia. O Prémio Aurélio da Paz dos Reis, que tem como objectivo homenagear uma personalidade que, pelo seu percurso artístico, tenha contribuído para dignificar as artes cinematográficas, será atribuído neste edição ao cineasta João Canijo, realizador de obras como “Mal Nascida” (2007), “Fantasia Lusitana” (2010) e “Sangue do Meu Sangue” (2011). O Prémio Aurélio da Paz dos Reis Internacional será atribuído à Organização do MISFF – Montecatini International Short Film Festival (Itália), um dos mais antigos festivais de cinema da Europa. Os dois prémios serão entregues na sessão de abertura, no dia 20, às 18h, no Auditório da Fundação da Juventude.

A 22 de maio, por volta das 10h, realiza-se a masterclass “Visual storytelling and spectator’s psychology”, da autoria de Ksenia Gamaleya, professora da GITR – The Humanities Institute of Television and Radio Broadcasting (Russia). No dia 23, durante a sessão de encerramento e entrega de prémios, o Júri atribuirá os seguintes prémios: Grande Prémio MIFEC, Prémio Especial do Júri, Melhor Filme Português, Melhor Argumento, Melhor Realizador, Melhor Documentário. No dia seguinte, serão projectados os filmes premiados. As sessões decorrem no Auditório da Fundação da Juventude e na Sala de Atos da ESAP – Largo de S. Domingos, com entrada gratuita.

 

11º MIFEC - Programa