30 anos depois, “O Piano”, de Jane Campion, regressa às salas de cinema em versão restaurada

"O Piano" (1993), de Jane Campion
"O Piano" (1993), de Jane Campion

30 anos depois da sua estreia em Portugal, “O Piano” (1993), escrito e realizado por Jane Campion, regressa às salas de cinema nacionais em cópia restaurada em 4K, a 14 de dezembro, com distribuição da Nitrato Filmes.

“No próximo dia 14 de Dezembro, a propósito do 30.º aniversário do seu lançamento e numa cópia restaurada 4K,  a Nitrato Filmes irá repor nos cinemas ‘O Piano’, de 1993,  que consagrou Jane Campion como uma das realizadoras mais talentosas da sua geração.”, informa a Nitrato.

Protagonizado por Holly Hunter, Harvey Keitel, Sam Neill e Kerry Walker, o filme da cineasta neozelandesa arrecadou muitos prémios internacionais, entre os quais três Óscares da Academia de Hollywood (Melhor Atriz, Melhor Atriz Secundária e Melhor Argumento) e a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1993 (Campion foi a primeira mulher realizadora da história a receber a Palma de Ouro). “O Piano” é considerado um dos melhores filmes da última década pelos críticos da revista Sight & Sound.

“Ada, muda desde o nascimento -, a sua filha de nove anos e o seu piano chegam a um casamento arranjado no bosque remoto da Nova Zelândia do século XIX. De todos os seus pertences, o marido recusa-se a transportar o piano e este é deixado para trás na praia. Incapaz de suportar a sua destruição certa, Ada faz um acordo com um vizinho tatuado e analfabeto. Ela pode recuperar o piano se o deixar fazer certas coisas enquanto ela toca; uma tecla preta por cada lição. O acordo arrasta os três para uma ligação emocional e sexual cada vez mais complexa, notável pela sua paixão ingénua e assustador desrespeito pelos limites.”

“O Piano” estreou em Portugal a 8 de outubro de 1993 e a 3 de setembro do mesmo ano no Brasil. A Nitrato Filmes repõe o filme nas salas nacionais a partir de 14 de dezembro.

74f219a6 be25 ccdf b79b fd74dd3aff8b 47

Skip to content