30 anos depois da sua estreia em Portugal, “O Piano” (1993), escrito e realizado por Jane Campion, regressa às salas de cinema nacionais em cópia restaurada em 4K, a 14 de dezembro, com distribuição da Nitrato Filmes.
“No próximo dia 14 de Dezembro, a propósito do 30.º aniversário do seu lançamento e numa cópia restaurada 4K, a Nitrato Filmes irá repor nos cinemas ‘O Piano’, de 1993, que consagrou Jane Campion como uma das realizadoras mais talentosas da sua geração.”, informa a Nitrato.
Protagonizado por Holly Hunter, Harvey Keitel, Sam Neill e Kerry Walker, o filme da cineasta neozelandesa arrecadou muitos prémios internacionais, entre os quais três Óscares da Academia de Hollywood (Melhor Atriz, Melhor Atriz Secundária e Melhor Argumento) e a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1993 (Campion foi a primeira mulher realizadora da história a receber a Palma de Ouro). “O Piano” é considerado um dos melhores filmes da última década pelos críticos da revista Sight & Sound.
“Ada, muda desde o nascimento -, a sua filha de nove anos e o seu piano chegam a um casamento arranjado no bosque remoto da Nova Zelândia do século XIX. De todos os seus pertences, o marido recusa-se a transportar o piano e este é deixado para trás na praia. Incapaz de suportar a sua destruição certa, Ada faz um acordo com um vizinho tatuado e analfabeto. Ela pode recuperar o piano se o deixar fazer certas coisas enquanto ela toca; uma tecla preta por cada lição. O acordo arrasta os três para uma ligação emocional e sexual cada vez mais complexa, notável pela sua paixão ingénua e assustador desrespeito pelos limites.”
“O Piano” estreou em Portugal a 8 de outubro de 1993 e a 3 de setembro do mesmo ano no Brasil. A Nitrato Filmes repõe o filme nas salas nacionais a partir de 14 de dezembro.