A 9ª edição da Mostra Internacional de Escolas de Cinema (MIFEC), organizada pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP), através do Curso de Cinema e Audiovisual, arranca no próximo dia 22 e termina a 26 de maio. Desde 2004 que a ESAP cria este evento anual que tem como objectivo promover o encontro de escolas de cinema e de audiovisual, nacionais e internacionais, através da exibição de filmes, da realização de workshops, Masterclasses e debates entre alunos e professores das várias instituições envolvidas. Além das escolas de cinema e audiovisual portuguesas que, desde a primeira edição têm exibido os seus filmes na Mostra, já participaram algumas das escolas mais importantes do mundo.

 

A partir da 4ª edição da Mostra, a ESAP e o Curso de Cinema e Audiovisual criaram o Prémio Aurélio da Paz dos Reis, com o objectivo de homenagear uma personalidade que, pelo seu percurso artístico, tenha contribuído para dignificar as artes cinematográficas. Este ano o Prémio Aurélio da Paz dos Reis será atribuído à realizadora Margarida Gil (no dia 22, às 18h, no Largo S. Domingos nº 80, na Sala de Atos).

 

A edição deste ano conta com 60 filmes em competição de escolas de Cuba, Bélgica, Roménia, Estónia, Lituânia, Ucrânia, Georgia, EUA, Russia e Portugal.

 

Haverá ainda uma Masterclass de Produção de Curtas-metragens – Case study: “Parideira” e “Falha do Sistema”, por Vasco Josué, produtor de cinema (entrada livre, sujeita a pré-inscrição junto da organização); e um Workshop, “Observation Process and Metaphorical Language as Director`s Tool in Documentary Filmmaking”, por Rodan Radovanovic, Sérvia (realizador de documentarios e Professor de Cinema).

 

Fonte: ESAP