“Nação Valente”, de Carlos Conceição, estreia em abril nas salas de cinema

"Nação Valente" de Carlos Conceição estreia dia 20 de abril nos cinemas. "Nação Valente" de Carlos Conceição estreia dia 20 de abril nos cinemas.

“Nação Valente”, novo filme de Carlos Conceição, produzido pela Terratreme Filmes, sobre o fim do colonialismo português, a independência de Angola e os traumas da guerra colonial, estreia a 20 de abril nas salas de cinema portuguesas.

Anabela Moreira, Leonor Silveira, João Arrais, Vicente Gil, André Cabral, Gustavo Sumpta, Miguel Amorim, João Cachola, Ivo Arroja, Sílvio Vieira, Diogo Nobre, André Cabral, Ulé Baldé e Meirinho Mendes integram o elenco deste filme que revisita o passado colonial português, invocando os fantasmas do passado colonial em Angola.

“A história começa em 1974, apenas um ano antes da independência do país após séculos de domínio português. Portugueses e seus descendentes estão a fugir do país enquanto os revolucionários angolanos reclamam gradualmente a sua terra de volta. Uma rapariga mumuíla descobre o amor e o perigo quando o seu caminho se cruza com o de um militar português. Por outro lado, um grupo de soldados, completamente isolados do mundo exterior, cumpre cegamente as ordens brutais do seu comandante, em nome do serviço à Pátria.”

Esta é a segunda longa-metragem do realizador luso-angolano Carlos Conceição, com fotografia de Vasco Viana, que estreou no festival suíço Locarno em 2022, onde recebeu o Prémio Europa Cinemas, atribuído ao melhor filme europeu, e o Prémio do Júri Jovem. Antes de estrear nas salas comerciais portuguesas, “Nação Valente” vai também ser lançado nas salas norte-americanas a partir de 12 de abril.

Skip to content