Trilogia de Stéphane Brizé na mostra de cinema LUZ & SOMBRA: Retratos do Trabalho no Cinema Contemporâneo com entrada gratuita

Trilogia de Stéphane Brizé: Uma reflexão cinematográfica sobre os desafios do mundo do trabalho, em exclusivo no Cinema Fernando Lopes e com entrada gratuita
Stéphane Brizé LUZ & SOMBRA Retratos do Trabalho no Cinema Contemporâneo Stéphane Brizé LUZ & SOMBRA Retratos do Trabalho no Cinema Contemporâneo

A próxima sessão da mostra LUZ & SOMBRA: Retratos do Trabalho no Cinema Contemporâneo é já esta quinta-feira, dia 15 de maio, pelas 19h00, no Cinema Fernando Lopes (Lisboa), com a exibição do filme “Um Outro Mundo”, do realizador Stéphane Brizé, um drama profundamente atual que explora a dificuldade de conciliar dever profissional, ética e vida pessoal no meio do mundo empresarial contemporâneo.

Este será o primeiro filme da trilogia de Brizé que aborda os temas do trabalho. A trilogia irá passar completa, no âmbito da mostra, com os filmes “Em Guerra” e “A Lei do Mercado” nos dias 5 de junho e 25 de setembro respetivamente.

O filme acompanha Philippe Lemesle (Vincent Lindon), um executivo importante confrontado com exigências cada vez mais desumanas por parte da administração da empresa em que trabalha. À medida que tenta preservar a sua integridade e a estabilidade na sua vida pessoal, começa a questionar o papel que ocupa num sistema que põe lucros e produtividade acima das pessoas.

Para além de um retrato das pressões do meio corporativo, o filme levanta também questões sobre a decadência do valor humano no trabalho, a alienação entre as pessoas e a normalização da violência institucional. Ao abordar estes temas, esta sessão convida à reflexão sobre o desgaste emocional dos profissionais e os limites entre obediência e consciência.

Ao longo dos três filmes que compõe a trilogia, Stéphane Brizé constrói um cinema de grande sensibilidade social, onde a força do silêncio e do gesto fala tanto quanto as palavras.

A entrada é livre, sujeita à lotação da sala. Para garantir o seu lugar, recomenda-se inscrição online antecipada.

A  mostra LUZ & SOMBRA: Retratos do Trabalho no Cinema Contemporâneo é uma parceria entre a Upper Side – Career Management & Advisory e o Cinema Fernando Lopes e é uma iniciativa de entrada gratuita que convida o público a refletir sobre as transformações do mundo laboral, e os seus impactos individuais e coletivos, através do olhar do cinema.

Com um total de 10 filmes, esta mostra propõe uma viagem cinematográfica pelos desafios profissionais, impactos sociais e dilemas individuais enfrentados no universo do trabalho contemporâneo.

A iniciativa pretende assinalar e celebrar o 10º aniversário da Upper Side – Career Management & Advisory, e surge num momento de crescente debate sobre a evolução do mercado de trabalho, sendo uma oportunidade única para refletir sobre as relações laborais e os desafios do futuro.

A programação está dividida em três eixos temáticos, a programação da mostra explora diferentes perspectivas do trabalho:

– Desafios – Gestão, Liderança e Impacto das Decisões na Sociedade – Os desafios da gestão empresarial, a pressão da produtividade e as crises financeiras com impacto social.

– Conflitos – Equilíbrio entre Vida Pessoal e Vida Profissional – O confronto entre dignidade e sobrevivência, explorando questões como precariedade, luta sindical e como isso se reflete nos trabalhadores e comunidades.

– Recomeços – Reinvenção e Novas Oportunidades – A busca por novos caminhos profissionais, requalificação e mudanças de carreira.

A sessão de abertura foi  no dia 27 de fevereiro com o filme “Homens de Negócios”, de John Wells e, ao longo do ano e até Fevereiro de 2026, serão exibidas obras icónicas como “Margin Call – O Dia Antes do Fim”, “Eu, Daniel Blake” e a trilogia do cineasta francês Stéphane Brizé, uma das vozes mais relevantes do cinema contemporâneo na abordagem das dinâmicas laborais: “A Lei do Mercado”, “Em Guerra” e “Um Outro Mundo” – retratos intensos do impacto das políticas neoliberais no mundo laboral, abordando desde o desemprego até a resistência sindical e os dilemas dos gestores frente à pressão corporativa num contexto de crescente desigualdade e exploração.

O encerramento da mostra será no dia 26 de fevereiro de 2026, com a exibição do clássico e inspirador “Jerry Maguire” (1996, Cameron Crowe).

Programação da Mostra

27/02/2025
“Homens de Negócios”, de John Wells (concluída)

20/03/2025
“Margin Call – O Dia Antes do Fim”, de J.C. Chandor (concluída)

17/04/2025
“Nas Nuvens”, de Jason Reitman (concluída)

15/05/2025
“Um Outro Mundo”, de Stéphane Brizé

05/06/2025
“Em Guerra”, de Stéphane Brizé

25/09/2025
“A Lei do Mercado”, de Stéphane Brizé

16/10/2025
“Eu, Daniel Blake”, de Ken Loach

13/11/2025
“Ouistreham – Entre Dois Mundos”, de Emmanuel Carrère

29/01/2026
“O Chef”, de Jon Favreau

26/02/2026
“Jerry Maguire”, Cameron Crowe