“As Aves” de Pedro Magano estreia nas salas de cinema a 23 de outubro

"As Aves", de Pedro Magano "As Aves", de Pedro Magano

Estreia no próximo dia 23 de outubro, nas salas de cinemas portuguesas a longa-metragem de ficção “As Aves”, realizada por Pedro Magano e produzida pela Pixbee. O filme, protagonizado por Gustavo Sumpta e Mafalda Rocha propõe uma reflexão poética e filosófica sobre a vida, a morte e o tempo.

Inspirado no conto «A Morte, o Tempo e o Velho», de Mia Couto e na peça clássica «As Aves» de Aristófanes, o filme cruza mito e filosofia, colocando em cena a eterna disputa entre homens, deuses e aves, onde a mortalidade humana é confrontada com o desejo de eternidade.

Rodado na ria de Aveiro, o filme transporta o espectador para um espaço liminar, um purgatório entre a vida e a morte, onde um velho busca escapar ao ciclo repetitivo da existência e sonha fundar uma nova cidade: Nefelocucolândia.

2560x384 RC Cinema7arte 1
Publicidade

A peça grega inspirou os monólogos e diálogos, o imaginário e o conceito estético do filme. A guerra ancestral entre os Homens, os Deuses e as Aves, é o tema principal desta longa metragem. (…) O conto de Mia Couto inspirou a construção das personagens e a forma da narrativa do filme. Nesta adaptação, o filme difere do conto nas intenções das suas personagens mas mantém o papel de cada um, afirma o realizador Pedro Magano.

Ainda antes de estrear em sala, o filme vai ser exibido no âmbito do Fólio — Festival Literário Internacional de Óbidos, no dia 14 de outubro às 14h no Museu Municipal de Óbidos.

“As Aves” foi selecionada para a competição internacional de longas-metragens do Festival In the Palace na Bulgária em junho de 2025 e, em Portugal, foi selecionada para a competição de longas-metragens do Avanca Film Festival, que decorreu no passado mês de julho.