Oito filmes portugueses estreiam na rentrée cinematográfica, entre setembro e outubro

Cinema português marca a rentrée cinematográfica com a estreia de oito filmes muito aguardados nas salas de cinema nacionais.
"Grand Tour" (2024), de Miguel Gomes "Grand Tour" (2024), de Miguel Gomes
"Grand Tour" (2024), de Miguel Gomes

Os filmes portugueses “Dulcineia”, de Artur Serra Araújo, “Grand Tour”, de Miguel Gomes, “Mãos de Fogo”, de Margarida Gil“O Melhor dos Mundos”, de Rita Nunes, e “Os Papéis do Inglês”, de Sérgio Graciano, vão chegar às salas de cinema nacionais nos meses de setembro e outubro, com distribuição da NOS Audiovisuais.

A marcar a rentrée cinematográfica e último quadrimestre do ano, a Nitrato Filmes estreia “A Pedra Sonha dar Flor”, de Rodrigo Areias, a produtora e distribuidora Uma Pedra no Sapato estreia “Ubu”, de Paulo Abreu, e No Comboio lança nos cinemas nacionais “Estamos no Ar”, de Diogo Costa Amarante.

Produzido pela Bando à Parte, “Dulcineia”, a terceira longa-metragem do realizador Artur Serra Araújo, baseada no romance ‘O Ano Sabático’ de João Tordo, estreia a 5 de setembro nos cinemas. O filme foi exibido na edição 2023 do LEEFEST, e integrou a Seleção Oficial da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Com a atriz Alba Baptista no elenco principal, o enredo segue a história de um pianista e um contrabaixista que enfrentam o enigma de terem composto, acidentalmente, uma obra musical idêntica.

Vencedor do Prémio para Melhor Realização na 77.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes, “Grand Tour” de Miguel Gomes é um dos títulos mais aguardados da rentrée cinematográfica. Com Crista Alfaiate e Gonçalo Waddington nos papéis principais, a obra que marcou a história do cinema português além-fronteiras, chega a 19 de setembro às salas de cinema de todo o país. O filme da produtora Uma Pedra no Sapato, é uma coprodução com Itália, França, Alemanha, China e Japão.

Produzido pela Ar de Filmes“Mãos de Fogo” de Margarida Gil, estreia a 3 de outubro no grande ecrã. Livremente inspirado no livro ‘A volta do parafuso’, do escritor britânico Henry James, o filme teve a sua estreia mundial na última edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim – onde esteve em competição, na secção Encontros. A longa-metragem da realizadora covilhanense foi distinguida com o prémio de Melhor Realização para Longa Metragem Portuguesa NOVA FCSH, na edição 2024 do IndieLisboa, e conta com as atrizes Carolina Campanela e Rita Durão nos papéis principais.

Também exibido na 21.ª edição do IndieLisboa – “O Melhor dos Mundos” marca o regresso da realizadora Rita Nunes ao grande ecrã, com um filme que coloca o espectador perante a enorme probabilidade de um sismo poder atingir Lisboa, já em 2027. A narrativa acompanha a investigação de dois cientistas portugueses, partindo de uma ameaça de catástrofe, numa cidade onde o Terramoto de 1755 faz parte do imaginário de terror. Sara Barros Leitão e Miguel Nunes, são os protagonistas deste drama que chega aos cinemas a 10 de outubro.

Com argumento de José Eduardo Agualusa, “Os Papéis do Inglês” estreia a 24 de outubro nas salas de cinema portuguesas. A mais recente obra cinematográfica de Sérgio Graciano foi rodada no sul de Angola, com um elenco de atores composto por João Pedro Vaz, David Caracol, Miguel Borges, Joana Ribeiro, Carolina Amaral, Afonso Pimentel, Maya Booth e Ian Toner. O filme, produzido pela Leopardo Filmes, é uma adaptação da trilogia “Os Filhos de Próspero”, do escritor Ruy Duarte de Carvalho.

Depois da sua ante-estreia nacional no Festival Curtas Vila do Conde 2024, o novo filme de Rodrigo Areias estreia nas salas de cinema a 12 de setembro, pelas mãos da Nitrato Filmes. “A Pedra Sonha dar Flor” é uma composição sobre obra de Raúl Brandão, com especial foco em ” A Morte do Palhaço”. Entre crimes e alucinações, entre o gótico da noite e a decadência da arena corre uma história sem esperançaa partir das obras do jornalista e escritor Raul Brandão. O elenco é composto por Nuno Preto, João Pedro Vaz, Miguel Moreira, Gustavo Sumpta e Paula Só.

Exibido em competição no LEFFEST – Lisbon Film Festival 2023, “Ubu”, de Paulo Abreu, “uma tragicomédia que se revela atual”, estreia a 12 de setembro nos cinemas nacionais. Com direção de fotografia de Jorge Quintela, a adaptação cinematográfica a preto e branco conta a história deUbu, instigado pela sua esposa, assassina o Rei Venceslau e usurpa o trono da Polónia. Embriagado pelo poder, este personagem grotesco e covarde exerce o seu reinado de forma absurda e cruel, levando o país à ruína.” Produzido por Uma Pedra no Sapato, o filme é adaptado a partir do texto teatral “Ubu Roi” (“Ubu Rei”), escrito no século XIX pelo dramaturgo francês Alfred Jarry e conta no elenco com Miguel Loureiro, Isabel Abreu, Dinarte Branco, Sérgio Silva, Vicente Gil, Laura Frederico, Álvaro Correia, Tonan Quito, Valdemar Santos, Tó Maia, João Grosso, Cláudio da Silva, Tiago Barbosa, Dinarte de Freitas, Ivo Alexandre, Tiago Mateus e André Gil Mata.

 

Estreado no Rotterdam Film Festival, o mais recente filme de Diogo Costa Amarante, “Estamos no Ar”, passou ainda pelos festivais nacionais Indie Lisboa e pelo Curtas Vila do Conde. Carloto Cotta, Sandra Faleiro, Valerie Braddell, Anabela Moreira, Cucha Carvalheiro, João Pacola, Marco Paiva, Pedro Almendra, Romeu Runa e Sónia Balacó integram o elenco. O filme conta a história de Fátima, que “diz que não sente nada, mas sonha com o polícia que se mudou recentemente para o apartamento ao lado. Vítor, o filho, usa secretamente a farda do vizinho na expectativa de que o rapaz que conheceu online sinta alguma coisa por ele. Júlia, a avó, quer fugir do lar, mas sente-se cansada de andar às voltas para não ir a lado nenhum. Tudo o que estas pessoas desejam parece dissolver-se no ar.”

Estreias nacionais:

5 de setembro – Dulcineia, de Artur Serra Araújo (NOS Audiovisuais)
12 de setembro – A Pedra Sonha dar Flor, de Rodrigo Areias (Nitrato)
12 de setembroUbu, de Paulo Abreu (Uma Pedra no Sapato)
19 de setembro – Grand Tour, de Miguel Gomes (NOS Audiovisuais)
03 de outubro – Mãos de Fogo, de Margarida Gil (NOS Audiovisuais)
10 de outubro – O Melhor dos Mundos, de Rita Nunes (NOS Audiovisuais)
24 de outubro – Os Papéis do Inglês, de Sérgio Graciano (NOS Audiovisuais)
24 de outubroEstamos no Ar, de Diogo Costa Amarante (No Comboio)

Skip to content