O filme “Three of Cups” (Mário Macedo, Enotea, 2025, Portugal/Dinamarca, DOC/FIC, 15′) foi selecionado para a 23.ª edição do Doclisboa – Festival Internacional de Cinema, um dos festivais mais antigos de cinema em Portugal dedicado ao género documental.
Coproduzida pelas produtoras Olhar de Ulisses (Portugal) e Morph Film (Dinamarca), esta curta-metragem terá a sua estreia mundial na Competição Portuguesa do festival, que decorrerá entre 16 e 26 de outubro de 2025, na cidade de Lisboa.
Esta obra, distribuída pela Agência da Curta Metragem, explora temas como o amor, a identidade e a mudança entre três amigos — um artista não binário, uma mulher trans e um homem queer —, misturando a ficção e o documentário.
Em 2025, o Doclisboa apresenta 211 filmes de 54 países — 93 longas-metragens e 118 curtas-metragens — incluindo 39 estreias mundiais e 31 obras portuguesas que refletem a vida contemporânea e os seus desafios. Mais de 300 convidados internacionais estarão presentes.
A Competição Portuguesa apresenta 12 títulos, incluindo 7 estreias mundiais (entre elas a estreia de “Three of Cups”) e 4 estreias nacionais.
“Three of Cups” é um filme de Mário Macedo e Enotea, coproduzido pela Olhar de Ulisses e Morph Film. Numa noite de inverno em Berlim, 3 of Cups explora amor, identidade e mudança entre três amigos—uma artista não binária, uma mulher trans e um homem queer—misturando ficção e documentário poeticamente
Mário Macedo, natural do norte de Portugal, desenvolve um trabalho que cruza elementos culturais, viscerais e etéreos, marcado por narrativas geracionais e por uma crítica ao capitalismo. A sua obra reflete perceções fluidas, enraizadas na ligação humana, explorando a poética da existência, a ironia e o peso do imaginário supersticioso.
Os seus filmes foram exibidos em festivais como Cannes, Cairo IFF, Doclisboa, Sarajevo, Mostra São Paulo e Clermont-Ferrand. Recebeu o Grande Prémio e o Prémio da Academia Europeia de Cinema no Curtas Vila do Conde 2024. Foi distinguido como Melhor Realizador no Curtas Vila do Conde 2021 e venceu o Grande Prémio Nacional no FEST 2017. Em 2024 publicou o fotolivro »Running Away Into You», estreado no Rencontres d’Arles.
Enotea, como membro central da comunidade cinematográfica Morph, Enotea tem estado intimamente envolvida na realização de visões e horizontes queer nos últimos seis anos. “Three Of Cups” é a sua estreia como realizadora e está atualmente a realizar a sua primeira longa-metragem, o documentário híbrido “Milkweed”, apoiado pelo Danish Film Institute.

