“A Mulher que Morreu de Pé”, filme sobre Natália Correia, estreia em setembro nos cinemas

Realizado por Rosa Coutinho Cabral, este ensaio visual sobre a escritora Natália Correia recebeu o prémio de Melhor Documentário da Competição Nacional do Porto Femme.
“A Mulher que Morreu de Pé" (2024), de Rosa Coutinho Cabral “A Mulher que Morreu de Pé" (2024), de Rosa Coutinho Cabral
“A Mulher que Morreu de Pé" (2024), de Rosa Coutinho Cabral

“A Mulher que Morreu de Pé”, realizado por Rosa Coutinho Cabral, chega às salas de cinema portuguesas a 11 de setembro. Mais do que um documentário, trata-se de um ensaio poético e ficcionado que reúne atores, amigos e testemunhos para revisitar a vida e a obra da escritora Natália Correia (1923-1993) — uma figura maior da liberdade de pensamento e de criação em Portugal, antes e depois do 25 de Abril.

Com a participação de Lídia Franco, Soraia Chaves, Joana Seixas, João Cabral e muitos outros, o filme convida a uma viagem pelas múltiplas dimensões de Natália Correia — poeta, cronista, dramaturga, editora, feminista, política e eterna provocadora — a partir do vasto arquivo que deixou e dos lugares onde a sua ausência continua a ressoar.

Sob o olhar de Rosa Coutinho Cabral, o filme não procura apenas reconstruir memórias, mas reencontrar uma mulher guiada pela liberdade, enraizada na sua açorianidade e fiel a uma visão radical da poesia como ato político.

banner 11 2025 1
Publicidade

“Intensificando relações semânticas entre planos da peça, do filme e os materiais do grande arquivo Natália Correia: fotografias, imprensa, crónicas, teatro, obra ensaística e poética… O que me interessou foi suspender o intervalo entre imagens-retratos, sons-retratos, poemas-retratos e decantar uma persona dramatis que a morte não derruba: fica para sempre entre nós.”, afirma a realizadora.

“A Mulher que Morreu de Pé” teve estreia na última edição do Olhares do Mediterrâneo e desde então tem sido exibido em vários festivais como o Porto Femme 2025, onde venceu o prémio de Melhor Documentário da Competição Nacional.