A Nossa Terra, o Nosso Altar de André Guiomar

“A Nossa Terra, o Nosso Altar” de André Guiomar estreia nos cinemas nacionais

A primeira longa-metragem de André Guiomar, “A Nossa Terra, o Nosso Altar“, filmado entre 2013 e 2019 no Bairro do Aleixo na cidade do Porto, tem estreia marcada para esta quinta feira (dia 28) nos cinemas portugueses.

O documentário valeu, recentemente, o prémio de Melhor Realizador entregue pelo Festival Caminhos do Cinema Português, no ano passado.

Depois de um percurso de dois anos em festivais internacionais com 9 premiações e mais de 20 seleções, entre as quais a estreia no Sheffield Doc/Fest, “A Nossa Terra, o Nosso Altar” chega finalmente às salas de cinema portuguesas. A estreia encontra-se agendada para dia 28 de julho, nas cidades do Porto e Coimbra. O filme é produzido pela Olhar de Ulisses e pela Cimbalino Filmes, com o apoio da Escola das Artes e do Instituto de Cinema Português, com distribuição da Nitrato Filmes.
“A Nossa Terra, O Nosso Altar” testemunha as últimas rotinas no quotidiano do bairro social do Aleixo, marcadas pela tensão de um destino forçado. Entre a queda da primeira e da última torre, o processo de demolição arrasta-se durante anos, deixando a vidas dos moradores em suspenso. Obrigados a aceitar o fim da sua comunidade, assistem de forma impotente à lenta desfiguração do seu passado.
Na mesma data será apresentada uma exposição de fotografia de Luís Costa sobre o último dia no bairro social do Aleixo antes da demolição.

 

Skip to content