O sindicato de Argumentistas de Hollywood, o Writers Guild of America (WGA), anunciou este domingo que chegou a um acordo provisório com os estúdios, representados pela a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (Alliance of Motion Picture and Television Producers – AMPTP), após 146 dias de greve.
A WGA partilhou um comunicado oficial com os seus mais de 11 mil membro argumentistas onde afirma terem chegado a um acordo provisório, “um acordo de princípios sobre todos os pontos do acordo”, e que será votado pelos seus membros.
Na sua declaração pode ler-se o seguinte: “O que ganhámos neste contrato – mais particularmente, tudo o que ganhámos desde 2 de Maio – deve-se à vontade destes membros de exercerem o seu poder, de demonstrarem a sua solidariedade, de caminharem lado a lado, de suportarem a dor e a incerteza dos últimos 146 dias. Foi a alavancagem gerada pela sua greve, em conjunto com o apoio extraordinário dos nossos irmãos sindicais, que finalmente trouxe as empresas de volta à mesa para chegar a um acordo. Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional – com ganhos e proteções significativos para escritores em todos os setores da associação.”
“Assim que o Memorando de Acordo com a AMPTP estiver concluído, o Comitê de Negociação votará sobre a recomendação do acordo e enviá-lo-á ao Conselho do WGAW e ao Conselho do WGAE para aprovação. A Diretoria e o Conselho votarão então se autorizam um voto de ratificação do contrato pelos membros.”
A WGA e a AMPTP, que inclui principais estúdios como Netflix, Amazon, Apple, Disney, Warner, NBC Universal, Paramount e Sony, chegaram a um acordo provisório sobre um novo contrato de três anos, que prevê aumentos na remuneração e protecção no uso de Inteligência Artificial. Apesar de ser um passo importante nas negociações, está tudo em aberto, pois os argumentistas podem rejeitar este acordo por não satisfazer na totalidade as suas exigências.
Com novo acordo em cima da mesa, a greve continua: “Para ser claro, ninguém deve retornar ao trabalho até que seja especificamente autorizado pela Guilda. Ainda estamos em greve até então. Mas estamos, a partir de hoje, suspendendo os piquetes do WGA. Em vez disso, se puder, encorajamo-lo a juntar-se aos piquetes SAG-AFTRA esta semana.”
Durante a última greve dos argumentistas, em 2008, o acordo provisório foi aprovado por mais de 90% dos membros do WGA. Se a atual greve durasse mais cinco dias, tornar-se-ia a mais longa da história da WGA e a mais longa greve de Hollywood em décadas. No entanto, se este acordo da WGA se concretizar, não significa que Hollywood volte ao trabalho. O sindicato dos atores SAG-AFTRA continua em greve e à espera de um acordo para as suas reivindicações.
A greve do sindicato dos Argumentistas começou a 2 de maio de 2023 e dois meses depois, a 13 de julho, o sindicato dos atores de Hollywood (Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists – SAG-AFTRA) juntou-se à greve dos argumentistas. O impacto desta greve por parte dos dois sindicatos foi a quase total paralisação de Hollywood, com a suspensão da produção de filmes e séries.