A cinematografia da Eslovénia vai estar em foco na 6.ª edição do BEAST – Festival Internacional de Cinema, que decorre de 27 de setembro a 1 de outubro no Porto. Durante cinco dias, em cinco espaços do Porto, a 6.ª edição do BEAST, sob o mote “no happy ever after”, conta com mais de 25 sessões, mais de 100 filmes seleccionados, e um programa paralelo especial.
Sob a direcção artística de Teresa Vieira (programadora, jornalista e crítica de cinema), o BEAST dedica este ano o foco à Eslovénia, “com uma proposta de programação vasta e diversa, criada com o apoio do Slovenian Film Center e da Slovenian Cinematheque.”.
A sessão de abertura do BEAST conta com três curtas-metragens, de três realizadoras da Eslovénia: “Granny’s Sexual Life”, de Urska Djukic, “Steakhouse”, de Spela Cadez e “Sisters”, de Kukla (curta vencedora do Grande Prémio International de Clermont Ferrand Film Festival 2021). “Obras que colocam no centro das discussões as vidas, as lutas e as vitórias das mulheres, do passado e do presente, de pontos de vista de diferentes gerações, em diferentes formatos cinematográficos.”, lê-se no comunicado do festival.
Haverá ainda uma sessão especial do documentário “LGBT_SLO_1984” (2022), de Boris Petkovič, um documentário sobre os 35 anos do movimento ativista LGBTQIA+ da Eslovénia, que teve início em 1984. “Eslovénia que, em 2022, se tornou o primeiro país pós-comunista a legalizar o casamento por pessoas do mesmo sexo. O filme integrará igualmente a secção Queer do festival.”
“Durante todo o processo criativo, foi muito importante para mim que o filme não se reduzisse a um panfleto político do próprio movimento, mas que fosse inserido num contexto social mais amplo. Eu estava interessado em dois aspectos: como o movimento LGBTQIA+ esloveno se desenvolveu sob vários tipos de pressão de vários setores da sociedade e como o ativismo e a cultura do movimento LGBTQIA+ influenciaram o desenvolvimento da comunidade LGBTQIA+ e da esfera social mais ampla.”, afirma o realizador Boris Petkovič.
Destaque também para duas sessões de SCHOOL VISIT, criadas em parceria com a Academia de Teatro, Rádio, Cinema e Televisão, em Ljubljana e a Escola de Artes da Universidade de Nova Gorica. Uma selecção das melhores curtas produzidas por estas escolas de cinema da Eslovénia nos últimos anos.
O BEAST, organizado pela OKNA — Associação Cultural, acontece em cinco espaços da cidade do Porto: Batalha Centro de Cinema, Casa Comum – Cultura U.Porto, Casa das Artes, Cinema Trindade e Passos Manuel. O programa completo do BEAST 2023 será revelado em breve.
OPENING FILMS
Granny’s Sexual Life (2021), realizado por Urska Djukic
Steakhouse (2021), realizado por Špela Čadež
Sisters (2022), realizado por Kukla
QUEER FOCUS
LGBT_SLO_1984 (2022), realizado por Boris Petkovič
SCHOOL VISIT #1 – Academy of Theatre, Radio, Film and Television, Liubliana
2030 (2022), realizado por David Champaigne
The Password is Love (2021), realizado por Sara Polanc
Others Remained Silent (2022), realizado por Matic Štamcar
1/4 of a step (2022), realizado por Katja Predan
SCHOOL VISIT #2 – Nova Gorica School of Arts, Nova Gorica
Encounter (2017), realizado por Bihar & co
Kurent (2022), realizado por Miha Reja
Srdohrd (2016), realizado por Ester Ivakič
Soma (2019), realizado por Sandra Jovanovska
White, black and true love (2021), realizado por Anja Paternoster
Drive, a poem for my father (2018), realizado por Irena Gatej
Distant Memory (2016), realizado por Valerija Zabret