O Festival Internacional de Berlim inaugurará a sua 69.ª edição a 7 de fevereiro de 2019 com a estreia mundial, em competição, de “The Kindness Of Strangers”, a mais recente longa-metragem de Lone Scherfig, realizadora de títulos como “Uma Outra Educação” (2009) e “Um Dia” (2011).

“Estou muito feliz pelo regresso de Lone Scherfig e por inaugurarmos o festival com o seu último filme”, afirmou Dieter Kosslick, o diretor do festival. “A forma como molda as suas personagens, as emoções fortes que suscita e o seu sentido de humor subtil será maravilhoso para abrir o festival.”

O filme, uma coprodução entre a Dinamarca e o Canadá, mas falado em inglês, foi filmado em cidades como Toronto, Copenhaga e Nova Iorque. “The Kindness of Strangers” é um drama moderno que segue um conjunto singular de personagens que procuram o amor e a felicidade. O filme conta com nomes como Zoe Kazan, Tahar Rahim, Andrea Riseborough, Caleb Landry Jones, Jay Baruchel e Bill Nighy.

O filme decorre num restaurante russo em Nova Iorque. Zoe Kazan interpreta o papel de Clara, uma mãe com um marido polícia violento, e Andrea Riseborough interpreta Alice, uma enfermeira que lidera um grupo de terapia. Tahar Rahim é Marc, o gerente do restaurante, Landry Jones é Jeff, um jovem à procura de emprego, e Baruchel interpreta John, um advogado com problemas de auto-estima. Bill Nighy é Timofey, o dono do restaurante.

O restaurante serve como “uma encruzilhada à medida que as personagens entram e saem da vida de cada um, descobrindo que a sua libertação e as suas esperanças estão nas mãos de cada um”, segundo a nota de imprensa sobre o filme. “Numa época de crescente insegurança e pouca misericórdia, as mais pequenas coincidências e bondade podem surpreender.”

Scherfig iniciou-se na Berlinale com “The Birthday Trip” na secção Panorama, em 1990, tendo, mais tarde, vencido o Urso de Prata na categoria Prémio do Júri em 2001 com “Italiano para Principiantes”.

Em 2009, “Uma Outra Educação” estreou na secção Berlinale Special, conseguindo nesse ano três nomeações aos Óscares.

“The Kindness Of Strangers” será um dos candidatos ao Urso de Ouro.