O ano está a chegar ao fim e as listas dos melhores filmes do ano começam a surgir em todo o mundo. Os críticos de cinema da conceituada revista francesa Cahiers du Cinéma revelaram a sua lista dos dez melhores filmes de 2024 e conta com filmes de Todd Haynes, Hong Sang Soo, Jonathan Glazer, Jonas Trueba e M. Night Shyamalan.
Estreado no Festival de Cannes este ano, onde concorreu ao Queer Palm, o filme de suspense “Miséricorde”, escrito e realizado pelo francês Alain Guiraudie, é o favorito do ano para os críticos da Cahiers. É a segunda vez que um filme seu ocupa o primeiro lugar da lista da Cahiers, depois de “O Desconhecido do Lago” (2013). Um thriller rural protagonizado por Félix Kysyl, Catherine Frot e Jacques Develay, que não tem ainda estreia confirmada em Portugal.
O drama de Todd Haynes, “May December: Segredos de Um Escândalo”, que recebeu uma nomeação para o Óscar de Melhor Argumento Original, ocupa o segundo lugar da lista, seguido por “In Water”, de Hong Sang Soo, e “A Zona de Interesse”, de Jonathan Glazer.
Também a comédia argentina “Os Delinquentes”, de Rodrigo Moreno, e o aclamado drama japonês “Evil Does Not Exist – O Mal Não Está Aqui” integram a lista dos dez melhores de 2024. Curiosamente, “Armadilha”, o thriller psicológico de M. Night Shyamalan, não tão consensual pela crítica internacional, foi reconhecido pelos membros da Cahiers como uma das melhores estreias do ano.
Cahiers du Cinéma Top 10 de 2024
-
Miséricorde, de Alain Guiraudie
-
May December, de Todd Haynes
-
In Water, de Hong Sang Soo
-
The Zone of Interest, de Jonathan Glazer
-
All We Imagine As Light, de Kayal Kapadia
-
The Delinquents, de Rodrigo Moreno
-
Evil Does Not Exist, de Ryusuke Hamaguchi
-
Ma Vie Ma Gueule, de Sophie Fillieres
-
Trap, de M. Night Shyamalan
-
The Other Way Around, de Jonas Trueba