Os críticos de cinema da conceituada revista francesa Cahiers du Cinéma divulgarem a sua lista dos dez melhores filmes de 2020 e conta com filmes de Frederick Wiseman, Hong Sang-Soo, Cristi Puiu, os irmãos Safdie e Philippe Garrel.
O Top 10 deste ano para a Cahiers du Cinéma é liderado por “City Hall”, de Frederick Wiseman, um documentário de 4 horas sobre a gestão municipal de Boston, explorando a forma como a câmara trata a justiça racial, habitação, ação contra mudanças climáticas e muito mais. O filme estreia a 7 de Fevereiro de 2021 no Doclisboa.
O cineasta sul coreano Hong Sang-Soo consegue o segundo e sexto lugares na lista, com os filmes, “The Woman Who Ran” e “Hotel by the River”, respectivamente. Em terceiro lugar está “Uncut Gems” (“Diamante Bruto”), um thriller realizado pelos irmãos Safdie (Josh e Benny), protagonizado por Adam Sandler e disponível na Netflix. O novo filme do romeno Cristi Puiu, “Malmkrog”, ocupa o quarto lugar da lista e “O Sal das Lágrimas”, de Philippe Garrel, ocupa o oitavo lugar.
1. City Hall, de Frederick Wiseman
2. The Woman Who Ran, de Hong Sang-soo
3. Uncut Gems, de Ben Safdie e Joshua Safdie
4. Malmkrog, de Cristi Puiu
5. The Things We Say, the Things We Do, de Emmanuel Mouret
6. Hotel by the River, de Hong Sang-soo
7. Dwelling in the Fuchun Mountains, de Gu Xiaogang
8. The Salt of Tears, de Philippe Garrel
9. Enormous, de Sophie Letourneur
10. The August Virgin, de Jonás Trueba
– TOP 10 2020 des @cahierscinema – pic.twitter.com/m2xUv55yIt
— Cahiers du Cinéma (@cahierscinema) December 2, 2020