No ano em que o IndieLisboa regressa nas suas datas regulamentares, foi anunciada a lista de filmes que farão parte do IndieMusic na edição do festival para 2022.
O IndieMusic está de volta com uma seleção de filmes que fazem a ponte entre a música e o cinema, para ver de 28 de abril a 8 de maio na décima nona edição do Festival.
A abrir a competição, “Cesária Évora“, de Ana Sofia Fonseca. Nome maior da morna, a diva cabo-verdiana é um exemplo de quem lutou toda a vida contra preconceitos. Através da cantora, o documentário cruza vários contextos sociais e políticos.
Há ainda tempo para “Songs For Drella“, atuação de Lou Reed e John Cale captada em 1991 por Ed Lachman, mostrada em versão restaurada, ou a revisitação de cinquenta anos de carreira de Patti Smith em “Patti Smith, Electric Poet“, de Anne Cutaia e Sophie Peyrard.
Foco ainda para o documentário sobre Courtney Barnett, mais jovem mas igualmente icónica em “Anonymous Club“, a antítese de uma biografia rock de Danny Cohen. O filme mostra uma cantautora enigmática, uma reclusa a lidar com a aclamação do público.
![Anonymous Club](https://www.cinema7arte.com/wp-content/uploads/2022/03/Anonymous-Club.jpg)
“Italo Disco. The Sparkling Sound of the 80s“, de Alessandro Melazzini, transporta o público para a música de Sabrina e La Bionda e o imaginário muito particular do Italo Disco, com os seus ritmos agressivos e sintetizadores eufóricos.
Da autoria de Gabin Rivoire, há espaço para mostrar “Laurent Garnier: Off the Record“, de Gabin Rivoire, que traça a longa carreira do DJ e produtor francês, um dos maiores nomes da explosão house dos anos 90.
No campo do cinema português, “Batida Apresenta: The Almost Perfect Dj“, de Pedro Coquenão, uma curta baseada na atuação com o mesmo título ou “Sonosfera Telectu“, em estreia mundial e realizado por Carlos Mendes, Ilda Teresa Castro, Vasco Bação, e pelo próprio Vítor Rua.
“A Escuta“, de Inês Oliveira, também em estreia mundial, acompanha um dos nomes mais importantes da música experimental portuguesa, o violinista Carlos “Zíngaro”, que também atua no dia de exibição, na Culturgest.
Ainda no âmbito do IndieLisboa, a dupla Alexandra Cabral e Ian Svenonius actua no Musicbox com o projecto Escape-ism, a 6 de maio, estando os bilhetes já estão disponíveis.
![The Lost Record](https://www.cinema7arte.com/wp-content/uploads/2022/03/The-Lost-Record.jpg)
Alexandra Cabral e Ian Svenonius, o antigo vocalista dos The Make-up e Nation of Ulysses, exploram o cinema conceptual com “The Lost Record“.
Por fim, “Love, Deutschmarks and Death“, de Cem Kaya, documenta a desconhecida cena musical resultante da emigração turca para a Alemanha, perpetuada ainda pelos netos dessa primeira vaga de emigrantes.
O júri desta edição é composto pelo radialista Ricardo Mariano, da Rádio SBSR, a artista visual e compositora Diana Policarpo e Francisca Salema, também conhecida por Sallim, artista multidisciplinar que associamos à editora lisboeta Cafetra, com quem editou dois discos a solo.
Abaixo, a lista completa dos filmes IndieMusic 2022:
“Anonymous Club“, de Danny Cohen
“Batida Apresenta: The Almost Perfect Dj“, de Pedro Coquenão
“Cesária Évora“, de Ana Sofia Fonseca
“A Escuta“, de Inês Oliveira
“Italo Disco. The sparkling sound of the 80s“, de Alessandro Melazzini
“Laurent Garnier: Off the Record“, de Gabin Rivoire
“The Lost Record“, de Alexandra Cabral e Ian F Svenonius
“Love, Deutschmarks and Death“, de Cem Kaya
“Nothing Compares“, de Kathryn Ferguson
“Patti Smith, Electric poet“, de Anne Cutaia e Sophie Peyrard
“Rewind and Play“, de Alain Gomis
“Songs for Drella“, de Ed Lachman
“Sonosfera Telectu“, de Vasco Bação, Vítor Rua e Ilda Teresa Castro