cinanima-2020-1

Cinanima 2020: Programa

O Cinanima está de volta em 2020, entre os dias 9 e 15 de novembro, com a oferta e variedade a que o maior festival de Cinema de Animação no nosso país nos tem habituado.

Ao longo de seis dias a 44.ª edição do Cinanima regressa ao Centro Multimeios de Espinho (bem como a outros locais da cidade) para apresentar várias sessões competitivas e não-competitivas de Cinema, bem como Masterclasses, Oficinas Criativas e vários outros tipos de eventos artísticos e educativos.

Para dar início ás festividades o filme escolhido foi “As Velhas Lendas Checas”, de Jirí Trnka, o aclamado realizador que marcou toda uma geração com o seu uso de fantoches nos seus filmes de animação, e entre as várias dezenas de filmes em competição este ano destaca-se sobretudo “Zero Impunity”, de Nicolas Blies e Stéphane Hueber-Blies, um documentário Multimedia/movimento activista que tem sido bastante elogiado pelos diversos festivais onde foi projectado e que se foca no historial de violência sexual em palcos de guerra e tensão política.

A Longa-Metragem convidada este ano é “As Andorinhas de Cabul”, de Zabou Breitman e Eléa Gobé Mévellec, filme premiado na edição de 2019 do festival de Annecy e nomeado aos prémios César este ano. Este filme também se foca na opressão exercida pelos Talibã nas comunidades Afegãs, mostrando claramente o lado introspectivo que este festival apresenta sobretudo no período conturbado em que nos encontramos a nível politico-social.

O Júri das sessões de curtas internacionais é dirigido por Manuel Mozos e entre os mais diversos jurados das sessões competitivas estão nomes como Jayne Pilling, Alexandre Siqueira, Marie Christine Courtès, Vier Nev, Paulo Gomes e Florence Miailhe, sendo Florence também o objecto de uma retrospectiva da sua longa e premiada carreira.

Como muitos outros eventos este ano, o festival irá ser adaptado face à situação de pandemia em que nos encontramos e como tal irão haver sessões presenciais limitadas a um número reduzido de participantes, mas todas as sessões de cinema estarão disponíveis via stream e os passes podem ser adquiridos em https://cinanima.kinow.tv/pt/

Programa completo aqui.