CineAvante 2024: Programa abre com filme chileno sobre o impacto da canção “El pueblo unido jamás será vencido”

A menos de um mês da 48.ª Festa do Avante!, que irá decorrer de 6 a 8 de setembro, na Quinta da Atalaia, a organização revelou a programação de cinema, para o CineAvante 2024.
"Himno" (2023) de Martín Farías "Himno" (2023) de Martín Farías
"Himno" (2023) de Martín Farías

Arranca a 6 de setembro o programa do CineAvante, da 48.ª Festa do Avante!, com a exibição do documentário chileno “Himno” de Martín Farías (2023), sobre o impacto da canção “El pueblo unido jamás será vencido” (“O povo unido jamais será vencido”), composta há 50 anos no Chile, música que foi “reconhecida e interpretada nas mais diversas latitudes”. Um filme sobre o poder das canções e a busca de transformação social de vários movimentos.

Na mesma sessão, segue-se o filme português “25 Canções de Abril” de Luís Gaspar (1977), uma cópia restaurada em 4K pela Cinemateca Portuguesa a partir de uma cópia de época de 16mm, sobre um “espetáculo realizado no Coliseu do Porto que juntou um elenco importante de cantores, poetas e compositores, entre os quais Adriano Correia de Oliveira, José Carlos Ary dos Santos ou Carlos Paredes. 25 CANÇÕES DE ABRIL é o registo desse espetáculo e uma evocação dos momentos do processo revolucionário de abril de 1974 próxima do manifesto político.”

“A Flor do Buriti”, de João Salaviza e Renée Nader Messora, “2720”, de Basil da Cunha, ou “Percebes”, de Alexandra Ramires (Xá) e Laura Gonçalves, são alguns dos filmes do cinema nacional que integram o programa do CineAvante 2024.

“O Cinema assume-se cada vez mais como uma presença incontornável na Festa do Avante! mostrando o que de melhor se faz em Portugal na área da ficção e do documentário, em longas e curtas-metragens. Os filmes de animação para os mais pequenos têm um lugar de destaque na programação. A presença dos realizadores em conversas com o público são momentos de insubstituível encontro, num belo espaço de cinema ao ar livre, junto ao lago.”

Longas-Metragens
Himno, de Martín Farías (2023)
25 Canções de Abril, de Luís Gaspar (1977)
A Flor do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader Messora (2023)
As Melusinas à Margem do Rio, de Melanie Pereira (2023)

Curtas-Metragens
Percebes, de Alexandra Ramires (Xá) e Laura Gonçalves (2024)
Bad for a moment, de Daniel Soares (2024)
2720, de Basil da Cunha (2023)

Animação
MONSTRINHA Curtas I
MONSTRINHA Curtas II

Skip to content