O Cinema na Cidade regressa ao centro histórico de Viseu, entre os dias 21 e 27 de julho, com a exibição de sete filmes para todos os públicos, do cinema de animação aos clássicos da história do cinema, sempre com entrada livre.
“O cinema ao ar livre é organizado pelo Cine Clube de Viseu desde 1982, tratando-se, por diversas razões, de uma das atividades culturais de maior tradição e expressão nesta região (…) É uma das atividades mais importantes para a fruição do espaço público da cidade, para a conquista de públicos para a cultura, para o bem-estar e atratividade do centro histórico de Viseu.”
Habitualmente com sessões na Praça D. Duarte, este ano o Cinema na Cidade muda-se para o Adro da Sé Catedral de Viseu e o Claustro do Museu Nacional Grão Vasco, para exibir os clássicos do cinema italiano e japonês, “O Milagre de Milão” (1951) de Vittorio de Sica, e “O Fim do Outono” (1960) de Yasujirō Ozu, respectivamente. O programa inclui ainda a projeção do filme de culto de David Lynch, “Eraserhead” (1977), o recente filme de animação nomeado aos Óscares, “Memórias de um Caracol” (2024) de Adam Elliot, a comédia francesa “Siga a Banda” (2024) de Emmanuel Courcol, e o documentário sobre a artista plástica Paula Rego, “Paula Rego, Histórias e Segredos” (2017) de Nick Willing.
No dia 27 de julho, as sessões partem para a Freguesia de Orgens, para exibir o filme de animação dos estúdios Illumination Entertainment, “Gru – O Maldisposto 4” de Chris Renaud.
21 JUL – Segunda
MEMÓRIAS DE UM CARACOL, de Adam Elliot
22 JUL – Terça
O MILAGRE DE MILÃO, de Vittorio de Sica
23 JUL – Quarta
SIGA A BANDA!, de Emmanuel Courcol
24 JUL – Quinta
O FIM DO OUTONO, de Yasujirō Ozu
25 JUL – Sexta
ERASERHEAD, de David Lynch
26 JUL – Sábado
PAULA REGO, HISTÓRIAS E SEGREDOS, de Nick Willing
27 JUL – Domingo
GRU – O MALDISPOSTO 4, de Chris Renaud

