Clássico sul-coreano “Oldboy – Velho Amigo” regressa aos cinemas em versão restaurada

O clássico sul-coreano “Oldboy – Velho Amigo” (2003), da trilogia de vingança de Park Chan-Wook, vai regressar no dia 25 de novembro aos cinemas portugueses numa versão restaurada em 4K.

Considerado um dos melhores filmes de sempre, o filme venceu o Grande Prémio do Festival de Cannes de 2004, onde foi muito elogiado pelo pelo realizador Quentin Tarantino, presidente do júri da edição do festival desse ano.

O thriller é o segundo da trilogia de vingança juntamente com os filmes “Em Nome da Vingança” (2002) e “Vingança Planeada” (2005). “Oldboy” foi muito aclamado pela crítica e recebeu mais de 40 prémios internacionais. O thriller consta em 69.º lugar na lista dos melhor classificados na plataforma IMDB.

oldboy-2003-2021-3
Yoo Ji-Tae no papel de Woo-jin Lee

Protagonizado pelo ator Choi Min-sik, o filme conta a história de Dae-soo, que foi raptado e aprisionado em 1988 num quarto de hotel sem explicação. Quinze anos depois, após ter sido libertado com dinheiro, um telemóvel e um fato novo, Dae-soo vai fazer tudo o que for preciso para descobrir por que foi preso.

Park Chan-Wook é ainda autor de filmes tão relevantes como “Thirst – Este é o Meu Sangue” (2009) e “A Criada” (2016).

oldboy-2003-2021-2
Choi Min-sik (esquerda) no papel de Dae-su Oh & Kang Hye-jeong (direita) no papel de Mi-do

O filme que rapidamente se tornou um clássico, teve direito a um remake em 2013, uma versão norte-americana realizada por Spike Lee, com Josh Brolin no papel principal.

Dezoito anos depois da sua estreia (apesar de ter estreado nas salas nacionais em 2005), “Oldboy” regressa aos cinemas pelas mãos da Films4You em versão restaurada.

oldboy-2003-poster-1

Skip to content