Espanha: Programa Cine Seniors atrai o público mais velho às salas de cinema

Governo espanhol investiu, em 2023, 10 milhões de euros para financiar programa de incentivo de ida ao cinema para o público com mais de 65 anos, com bilhetes a 2 euros.
"Fechar os Olhos" (2023), de Víctor Erice "Fechar os Olhos" (2023), de Víctor Erice
"Fechar os Olhos" (2023), de Víctor Erice

Exibidoras e distribuidoras estão “maravilhados com os resultados da campanha Cine Senior” lançada pelo Instituto de la Cinematografía y de las Artes Audiovisuales (ICAA), entre julho a dezembro de 2023, segundo avançou o Screen Daily.

De forma a impulsionar o setor que continuava a enfrentar dificuldades após a pandemia, o governo espanhol decidiu, “através de subsídios diretos às salas de cinema”, promover “o direito de acesso à diversidade cultural das pessoas com 65 ou mais anos, que poderão assistir ao cinema às terças-feiras com um preço reduzido de 2 euros.”

O programa Cine Seniors procura assim atrair as faixas etárias mais velhas de volta ao cinema e os resultados do primeiro ano demonstram ter causado impacto significante. As idas ao cinema em 2023 aumentaram e as exibidoras e distribuidoras concordam que esta “medida ajudou a consolidar uma frequência muito maior de pessoas com mais de 65 anos nos cinemas.” Segundo dados da Federación de Cines de España (FECE), quase 1 milhão de pessoas seniores beneficiaram do programa em 2023, tendo as idas ao cinema aumentado quase 50%, “face ao mesmo período de 2022, e no caso do público sénior a frequência às terças-feiras foi 23% superior ao mesmo período de 2019, considerado o melhor ano para exibição teatral da última década.”

banner janeiro 2025 1 1
Publicidade

O Conselho de Ministros, por proposta do Ministro da Cultura, Ernest Urtasun, aprovou, no passado dia 26 de março, o orçamento para a segunda edição do programa Cine Senior aumentará para os 12 milhões de euros, mais 20% que em 2023. Como novidade, este ano os bilhetes podem ser adquiridos tanto nas bilheteiras das salas de exposição como por via eletrónica.

“O impacto foi extremamente significativo”, afirma Alex Lafuente, CEO e cofundador da produtora/distribuidora BTeam Pictures, especializada em cinema europeu e espanhol independente. “A receita dos nossos filmes às terças-feiras tem sido muito boa. E não só às terças-feiras. O público sénior voltou claramente ao hábito de ir ao cinema durante a semana e os números subiram nos restantes dias da semana. Praticamente todos os filmes que lançamos no outono passado foram beneficiados, especialmente os filmes espanhóis.”

O público sénior voltou a criar o hábito de ir ao cinema, tal como destaca Enrique Gonzalez Kuhn, CEO da distribuidora Caramel: “Os idosos habituaram-se a ir ao cinema e a frequência às terças-feiras manteve-se mais elevada do que antes (…) Quando a iniciativa for renovada, esperamos resultados ainda melhores – as pessoas estão familiarizadas com o negócio e estarão ansiosas para voltar ao cinema.”

Pelo terceiro ano consecutivo, as idas às salas de cinema aumentaram face ao período anterior, alcançando os 77,8 milhões de espectadores, mais 26% do que em 2022 (59,1 milhões). No entanto, apesar do aumento, os números continuam a baixo dos anos pré-pandemia. Em 2021 registaram-se em Espanha 41,7 milhões de bilhetes vendidos e em 2020 apenas 27 milhões.

Skip to content