“Amor, Felicidade, Casamento”
de Dermot Mulroney
EUA – Comédia – 2011
Sinopse: Ava é uma conselheira matrimonial cuja vida de recém-casada fica virada do avesso quando descobre que o casamento dos seus pais, supostamente feliz e de sucesso, se encaminha para o divórcio. Determinada a reconciliar os pais a tempo da festa surpresa que lhes vai oferecer para o 30º aniversário do seu casamento, Ava não pára diante de nada, mergulhando de uma situação comprometedora para outra. Será que Ava vai acabar por destruir o seu próprio casamento e a sua vida profissional na tentativa de juntar os seus pais?

“Linhas de Wellington”
de Valeria Sarmiento
Portugal – Drama/Guerra – 2012
Sinopse: Em 27 de Setembro de 1810, as tropas francesas comandadas pelo marechal Massena, são derrotadas na Serra do Buçaco pelo exército anglo-português do general Wellington. Apesar da vitória, portugueses e ingleses retiram-se a marchas forçadas diante do inimigo, numericamente superior, com o objectivo de o atrair a Torres Vedras, onde Wellington fez construir linhas fortificadas dificilmente transponíveis. Simultaneamente, o comando anglo-português organiza a evacuação de todo o território compreendido entre o campo de batalha e as linhas de Torres Vedras, numa gigantesca operação de terra queimada, que tolhe aos franceses toda a possibilidade de aprovisionamento local. É este o pano de fundo das aventuras de uma plêiade de personagens de todas as condições sociais – soldados e civis; homens, mulheres e crianças; jovens e velhos -, arrancados à rotina quotidiana pela guerra e lançados por montes e vales, entre povoações em ruína, florestas calcinadas, culturas devastadas. Perseguida encarniçadamente pelos franceses, atormentada por um clima inclemente, a massa dos foragidos continua a avançar cerrando os dentes, simplesmente para salvar a pele, ou com a vontade tenaz de resistir aos invasores e rechaçá-los do país, ou ainda na esperança de tirar partido da desordem reinante para satisfazer os mais baixos instintos. Todos, quaisquer que sejam o seu carácter e as suas motivações – do jovem tenente idealista Pedro de Alencar, passando pela maliciosa inglesinha Clarissa Warren, ou pelo sombrio traficante Penabranca, até ao vindicativo sargento Francisco Xavier e à exuberante vivandeira Martírio -, convergem por diferentes caminhos para as linhas de Torres, onde o combate final deve decidir do destino de cada um.

“Encomenda Armadilhada”
de David Koepp
EUA – Thriller – 2012
Sinopse: Desviar-se de carros a altas velocidades, fugir de taxistas loucos, de portas abertas e de oito milhões de pedestres mal-humorados é apenas um dia normal no trabalho de Wilee, um dos estafetas mais ágeis e agressivos de Nova Iorque. É preciso ter uma agilidade especial para andar nas bicicletas e ser super leve. São bicicletas de engrenagem simples sem travões e os estafetas são, por um lado, ciclistas qualificados mas, por outro, loucos suicidas que arriscam tornar-se uma mancha no chão de cada vez que se dirigem para o tráfego. Mas um rapaz que costuma colocar a sua vida em risco está prestes a receber mais do que está habituado quando uma entrega de rotina se transforma numa perseguição de vida ou morte pelas ruas de Manhattan. Quando Wilee recolhe o seu último envelope do dia numa corrida apressada, ele descobre que esta encomenda é diferente. Desta vez, alguém está realmente a tentar matá-lo.

“Impy na Terra da Magia”
de Reinhard Klooss, Holger Tappe
Alemanha – Animação – 2008
Sinopse: Impy é um dinossauro que vive com os seus amigos animais na ilha de Tikiwu. Quando uma bonita e desajeitada Panda chamada Babu chega à sua família todos se apaixonam por ela, para descontentamento do ciumento Impy, que deixa de ser o favorito da ilha. Ansioso por novos admiradores e aventuras, Impy decide deixar a ilha em segredo, aceitando uma oferta para se juntar ao parque de diversões do astuto empresário Barnaby. Uma vez no parque, Barnaby revela o seu lado malvado e aprisiona Impy. Mas a sua nova e inteligente irmã Babu vai em seu socorro, juntamente com todos os outros animais de Tikiwu! Só que o regresso a casa está cheio de perigos e para lá chegar os animais são obrigados a enfrentar uma série de atribuladas aventuras.

“Sr.Ninguém”
de Jaco Van Dormael
Canadá – Drama – 2009
Sinopse: Nemo Nobody leva uma vida normal ao lado da mulher, Elise, e dos três filhos de ambos. Até ao dia em que acorda como um velho em 2092. Aos 120 anos, o Sr. Nobody é o homem mais velho do mundo e o último espécime mortal de uma humanidade em que já ninguém morre. No entanto, nada disso parece preocupá-lo. O que lhe importa, realmente, é saber se viveu da forma mais correta, se amou a mulher que era suposto amar e se teve os filhos que era suposto ter. O seu único objetivo de vida, naquele momento, é descobrir a resposta para estas questões.

“Orquestra Geração”
de João Miller Guerra, Filipa Reis
Portugal – Documentário – 2011
Sinopse: O documentário retrata do impacto da iniciativa homónima, inspirada no projeto internacional Orquesta Sinfónica Simón Bolivar, antes conhecido como El Sistema Nacional de las Orquestas Juveniles e Infantiles de Venezuela, em jovens da escola Miguel Torga, na Amadora. Ana, Daniel, Diogo, Marco e Mónica são os jovens que participam em «Orquestra Geração», projeto que rompe o contexto formatado da escola pública, tornando-se num apoio imprescindível à sua vida.

“Taken – A Vingança”
de Olivier Megaton
EUA – Ação/Aventura – 2012
Sinopse: Na sequela de um dos filmes de maior sucesso, Bryan Mills e sua filha Kim encontrarão desta vez problemas em Istambul. Quando Mills descobre que sua ex-mulher Lenore está a divorciar-se do actual companheiro, decide convidá-la e a Kim para se juntar a ele em Istambul no que promete ser um fim de semana perfeito para reconquistar o coração de Lenore. Quando Bryan e Lenore são raptados, Kim consegue escapar e a perseguição começa.

“Possuída”
de Ole Bornedal
EUA – Terror – 2012
Sinopse: Filme de terror sobre uma caixa que contém um demónio que se apropria do corpo duma menina de 10 anos. O pai vai tentar salvá-la depois de saber qual o segredo da caixa.

“[REC]³ Génesis”
de Paco Plaza
Espanha – Thriller/Terror – 2012
Sinopse: Koldo e Clara foram feitos um para o outro e vão celebrar o seu enlace acompanhados daqueles que mais amam. Será o dia mais feliz das suas vidas…