“Ascensão de Júpiter”

de Andy Wachowski, Lana Wachowski

EUA – Ficção Cientifica – 2015

Sinopse: Jupiter Jones nasceu numa noite peculiar, sob sinais que prenunciavam estar destinada a grandes acontecimentos. Agora, já adulta, Jupiter sonha com as estrelas mas acorda todos os dias para a dura realidade de um emprego a limpar a casa dos outros e um sem fim de azares. Mas quando Caine, um ex-militar geneticamente manipulado, chega ao planeta Terra para a procurar, Jupiter começa a ter uma ideia do que o futuro lhe reservava desde sempre – ela é a sucessora em linha de um extraordinário legado que pode mesmo alterar a ordem do cosmos.

“O Espírito de 45”

de Ken Loach

Reino Unido – Documentário – 2013

Sinopse: Memórias e Reflexões da Vitória do Partido Trabalhista em 1945.

“O Meu Nome é Alice”

de Richard Glatzer, Wash Westmoreland

EUA – Drama – 2014

Sinopse: Alice Howland, uma mulher de 50 anos, com um casamento feliz e três filhos já adultos, é uma reconhecida professora universitária de linguistica que começa a esquecer palavras… Quando lhe são diagnosticados sinais prematuros de Alzheimer, Alice e a sua família vêm os seus laços arduamente testados. A luta de Alice para manter a ligação à pessoa que sempre foi é assustadora, comovente e inspiradora.

“Selma”

de Ava DuVernay

EUA – Biografia – 2014

Sinopse: O filme mostra a luta histórica protagonizada por Luther King e os manifestantes pacifistas, para garantir o direito ao voto para todas as pessoas, culminando numa marcha épica desde a cidade de Selma até Montgomery, no Alabama, e que levou o presidente Lyndon B. Johnson a assinar a Lei dos Direitos de Voto em 1965.

“Um Ano Muito Violento”

de J.C. Chandor

EUA – Ação/Aventura/Thriller – 2014

Sinopse: Nova Iorque, durante o inverno de 1981, estatisticamente o ano mais perigoso na história da cidade. Um casal procura manter o seu negócio por entre o labirinto político e corrupção industrial nas ruas de uma cidade em decadência.