“Apenas o Vento”
de Benedek Fliegauf
Hungria – Drama – 2012
Sinopse: Entre dois empregos, um pai inválido e dois adolescentes para educar, Birdy tenta gerir, da melhor forma que pode, os problemas criados pelos seus dias sobrecarregados. O seu objectivo: juntar o mais depressa possível uma quantia suficiente de dinheiro para ir ter com o marido, que emigrou para o Canadá. São tempos difíceis para os Roma da Hungria, país onde uma família acaba de ser morta a tiro, enquanto dormia…

“Armadas e Perigosas”
de Paul Feig
EUA – Ação/Aventura – 2013
Sinopse: Sarah Ashburn é uma agente do FBI, metódica, com uma excelente reputação e muita arrogância, e Shannon Mullins uma detective de Boston pouco convencional, desbocada e muito temperamental. Nunca tiveram um parceiro de trabalho, muito menos um amigo. Mas quando estas duas personalidades incompatíveis têm de unir forças para capturar um poderoso barão da droga, irão enfrentar não só uma poderosa rede de crime, mas pior do que isso, terão de lutar corpo a corpo.

“Dark Horse – Diários de um falhado”
de Todd Solondz
EUA – Comédia – 2011
Sinopse: Abe é uma espécie de homem-criança. Aos trinta e poucos anos é incapaz de fazer parte do mundo dos adultos. Ainda vive na casa dos pais, trabalha sem qualquer entusiasmo na empresa do pai e passa a maior parte do tempo no eBay à procura de brinquedos antigos. Os únicos aliados de Abe são a sua superprotectora mãe e a secretária do seu pai, que de boa vontade acaba os trabalhos que ele deixa em atraso. Na sequência de um primeiro encontro incrivelmente desajeitado num casamento judaico com uma jovem chamada Miranda, Abe decide continuar a procurar a sua nova amiga, apesar de uma evidente falta de interesse mútuo.

“Encruzilhadas”
de David Marconi
França – Thriller – 2013
Sinopse: Um casal de nova-iorquinos ricos passa a lua-de-mel em Marrocos… O amante da noiva vagueia com os seus próprios planos… Um perigoso contrabandista de diamantes é transferido para uma prisão… Uma mulher enigmática viaja com um bebé. As suas histórias vão colidir num brutal acidente de viação, em pleno deserto do Saara. Os sobreviventes não terão outra escolha senão unirem forças para saírem ilesos. Mas em quem confiar? Emerge então das dunas um misterioso estranho. Os seus destinos estarão agora ligados por uma viagem cheia de voltas e reviravoltas, mentiras e traições… Mas e se nada tivesse acontecido por acaso?

“O Gosto do Saké”
de Yasujirō Ozu
Japão – Drama – 1962
Sinopse: Um viúvo vê-se na obrigação de escolher o melhor marido possível para uma das suas filhas, mesmo que essa escolha o aproxime cada vez mais da solidão.

“O Mordomo”
de Lee Daniels
EUA – Biografia – 2013
Sinopse: Baseado em fatos verídicos, o filme conta a história de um mordomo negro que serviu 8 presidentes na Casa Branca, durante o período de 1952 e 1986. A partir deste ponto de vista único, o filme traça as mudanças dramáticas que abalaram a sociedade Americana, desde o movimento pelos Direitos Civis, até à Guerra do Vietname, e a forma como essas mudanças afetaram a vida e a família deste homem.

“R.I.P.D.: Agentes do Outro Mundo”
de Robert Schwentke
EUA – Comédia/Ação – 2013
Sinopse: Nick está morto e forma equipa com outro detetive falecido – um pistoleiro do velho oeste – numa força de elite que dá pelo nome de Rest In Peace Department (ou R.I.P.D.). A sua missão é localizar outras almas penadas em fuga, mas Nick é perseguido pelo facto de ter sido assassinado por outro agente.

“Viagem a Tóquio”
de Yasujirō Ozu
Japão – Drama – 1953
Sinopse: Tomy e Shukichi, um casal de idosos, viaja para Tóquio para visitar os filhos. Mas quando chegam, não são bem recebidos, face a uma barreira de indiferença e ingratidão.