Estreias da Semana (06-Junho-2013)

“Antes da Meia Noite”
de Richard Linklater
EUA – Drama – 2012
Sinopse: Jesse é um pai de família norte-americano, que acaba de deixar o seu filho Hank no Aeroporto de Kalamata, na Grécia. Hank está de regresso a casa da mãe, nos Estados Unidos, depois de passar o “melhor verão de sempre” com o pai e a sua família. O rapaz acaba por estar mais sereno do que o seu pai, que sofre de ansiedade nestes momentos, já que é quem mais sofre com a distância física. Fora do aeroporto, Jesse tem à espera a sua mulher Celine e as suas pequenas filhas gêmeas Ella e Nina. Jesse é um romancista de sucesso e está na Grécia para um “retiro de escritor”, com a família instalada na bucólica casa de campo do velho escritor Patrick. À medida que viajam de carro através das belas encostas rochosas de Messinia, Jesse e Celine conversam sobre o fato de viverem tão longe de Hank, sobre a carreira de Celine como ambientalista e a perspetiva de um novo emprego, e sobre as mudanças que assistem ao seu redor da antiga Grécia para a moderna. Jesse sugere mudarem-se de Paris para os Estados Unidos, mas eles já viveram em Nova Iorque e Celine não tem vontade de regressar. A longa história que tiveram juntos começa a ressurgir. Jesse é dado a divagações fantasiosas que encantam os seus anfitriões, mas que começam a cansar Celine, que no passado desempenhou um papel de protagonista nos romances autobiográficos do marido, mas que está agora pouco interessada em servir de musa francesa para a sua carreira literária. Os amigos decidem presenteá-los com uma noite num hotel de luxo à beira-mar, e enquanto Jesse e Celine passeiam por uma paisagem espetacular, gozando da companhia um do outro, conversam, brincam, discutem, namoram. Mas a realidade do dia-a-dia acaba por se intrometer aos poucos: as crianças, o trabalho, as ambições, as deceções, o amor romântico e a evolução da relação. E assim, a noite idílica que os espera irá testá-los de maneiras inesperadas.

“À Procura de Sugar Man”
de Malik Bendjelloul
Reino Unido – Documentário – 2012
Sinopse: Rodriguez é o maior ícone de rock dos anos 70 que nunca chegou a ser. Momentaneamente aclamado como o melhor cantor e compositor da sua geração, Rodriguez caiu no esquecimento – renascendo das cinzas num contexto completamente diferente, a um continente de distância.

“Gangsters da Velha Guarda”
de Fisher Stevens
EUA – Comédia – 2012
Sinopse: Val sai da prisão após cumprir uma pena de 28 anos por se recusar a entregar um dos seus parceiros mais próximos. O seu melhor amigo Doc está lá à sua espera, e os dois voltam a reencontra-se com outro velho parceiro, Hirsch. A ligação de cumplicidade entre eles mantém-se forte, e os três acabam o encontro a refletir sobre liberdades perdidas e conquistadas, antigos elos de fidelidade e lealdade, e dias de glória passados. Mas apesar da idade, nenhum deles perdeu a capacidade para armar confusão sempre que querem – balas voam enquanto eles fazem um valente e divertido esforço para compensar décadas perdidas de crime, drogas e sexo. Só que um deles esconde um perigoso segredo – um chefe da máfia coloca-o perante um dilema impossível e o tempo para encontrar uma solução está a acabar. À medida que amanhece, a sua posição torna-se cada vez mais desesperada e, no final, eles vão ser obrigados a confrontar o passado de uma vez por todas.

“Star Trek Além da Escuridão”
de J.J. Abrams
EUA – Ação/Aventura – 2013
Sinopse: Quando a tripulação da Enterprise é chamada de volta a casa, descobre que uma imparável força de terror dentro da própria organização detonou a frota e tudo o que esta representa, deixando o nosso mundo em estado de crise. Com contas pessoais a ajustar, o Capitão Kirk lidera uma demanda numa zona de guerra para capturar uma arma de destruição maciça.