“Fruitvale Station – A Última Paragem”

de Ryan Coogler

EUA – Biografia – 2013

Sinopse: Óscar Grant, um rapaz de 22 anos, acorda na manhã de 31 de Dezembro de 2008 com a sensação de que algo de estranho se passa. Sem certezas, toma isso como um sinal para recomeçar a sua vida e toma as seguintes resoluções: ser um melhor filho para a sua mãe, que faz anos na véspera de ano novo, ser um melhor namorado para a companheira Sophina, com quem não tem sido completamente honesto, e ser um melhor pai para Tatiana, a sua filha de 4 anos. Os primeiros contactos de Óscar com amigos, família e estranhos correm bem mas, ao longo do dia, ele apercebe-se que a mudança não será fácil.

“Mel”

de Valeria Golino

Itália – Drama – 2013

Sinopse: Irene vive sozinha numa casa à beira-mar, não muito longe de Roma. Sob o nome de código Miele ela ajuda secretamente doentes terminais a morrerem com dignidade, dando-lhes um barbitúrico poderoso. Um dia, ela dá uma dessas doses mortais a um novo “cliente”, o Sr. Grimaldi. No entanto, ela descobre que ele está de perfeita saúde, mas quer acabar com a vida, depois de ter perdido interesse em viver. Determinado a não ser responsável pelo suicídio, ela irá fazer de tudo para o impedir.

“Mr. Peaboy e Sherman”

de Rob Minkoff

EUA – Animação – 2014

Sinopse: Mr. Peabody é um homem de negócios, inventor, cientista, vencedor do prémio Nobel, chef, duas vezes campeão olímpico e génio… e por acaso é um cão. Usando a sua engenhosa invenção, a máquina WABAC, Mr. Peabody e seu filho adotivo, Sherman, viajam no tempo para viver em primeira mão alguns acontecimentos que mudaram o mundo e interagir com as grandes personalidades históricas. Mas quando Sherman quebra as regras da viagem no tempo, os nossos dois heróis entrarão numa corrida para reparar a história e salvar o futuro, enquanto Mr. Peabody enfrenta o maior desafio da sua vida – ser pai.

“Non-Stop”

de Jaume Collet-Serra

EUA – Ação/Aventura – 2014

Sinopse: Durante o voo transatlântico entre Nova Iorque e Londres, o US Air Marshall Bill Marks recebe uma série de misteriosas mensagens de texto, ordenando-lhe que instrua o governo para transferir 150 milhões de dólares para uma conta off-shore ou um passageiro será morto a cada 20 minutos. O que se segue é um trepidante jogo do gato e do rato com as vidas dos 146 passageiros reféns nesse avião.

“O Congresso”

de Ari Folman

Israel – Drama – 2012

Sinopse: Robin Wright, interpretando-se a si própria, recebe uma oferta de um estúdio importante para vender a sua identidade cinematográfica: ela será digitalizada e serão criados vários clones digitais seus que podem ser usados sem restrições em qualquer filme de Hollywood – mesmo os mais comerciais e que a actriz no passado recusara fazer. Em troca, Robin receberá uma avultada quantia, mas, mais importante que isso, o estúdio promete-lhe que fará com que o seu clone digital nunca envelheça e fique para jovem para toda a eternidade. O contrato será válido por 20 anos. «The Congress» segue Robin quando o contrato expira e ela regressa para um mundo de fantasia no cinema.

“Um Amor entre dois Mundos”

de Juan Solanas

França – Drama/Ficção Cientifica – 2012

Sinopse: Desde que Adam e Eden se apaixonam na adolescência que a sua relação enfrenta incertezas colossais. O casal é separado não apenas pela classe social e por um sistema político determinado em mantê-los afastados, mas também por uma insólita condição planetária: eles vivem em mundos geminados com gravidades que os puxam em direções opostas – Adam no pobre e desolado mundo de baixo, Eden no rico mundo de cima. Este inocente mas ilícito romance tem um fim trágico quando os agentes das fronteiras apanham o casal e Eden sofre uma queda aparentemente fatal. Mas quando Adam descobre, dez anos depois, que Eden está viva e trabalha numa grande empresa cuja sede une os dois mundos, ele planeia uma perigosa missão para se infiltrar na empresa e no mundo de cima e reencontrar o seu grande amor.

“Uma Longa Viagem”

de Jonathan Teplitzky

Austrália – Drama – 2013

Sinopse: 1942. Dezenas de milhar de jovens e bravos soldados tornam-se prisioneiros de guerra quando as forças japonesas ocupam Singapura. Churchill chamou-lhe “o maior desastre que jamais se abateu sobre o Império Britânico”. Eric Lomax, um Engenheiro de Comunicações de 21 anos e entusiasta dos comboios, é um dos homens que se rendem. Enviado para trabalhar na construção do notório Caminho-de-Ferro da Morte, na Tailândia, Eric é testemunha de sofrimentos inimagináveis: homens forçados a penetrar na rocha e na selva com as suas mãos nuas, açoitados, esfomeados e vítimas das doenças tropicais. Para trazer alguma esperança, constrói um posto de rádio secreto. À medida que ia relatando as notícias das derrotas de Hitler ou dos avanços americanos no Pacífico, um milhar de homens desesperados e exaustos resolviam sobreviver um dia mais. Quando o posto é descoberto, Eric enfrenta tortura, interrogatórios e muito pior. Dificilmente sobrevivendo à Guerra, regressa a casa, como muitos outros, mas a um país incapaz de imaginar o que ele e os seus colegas foram obrigados a passar. Atormentado pelo rosto de um jovem oficial japonês, Eric fecha-se completamente ao mundo que o rodeia. Mas um dia, décadas mais tarde, encontra uma bela mulher – num comboio, claro. Ela fá-lo rir, pela primeira vez desde há muito tempo. Namoram como adolescentes e casam rapidamente. Mas na noite de núpcias os pesadelos de Eric regressam: o jovem oficial japonês leva-o de volta aos horrores do passado, insistindo que a guerra não acabou. Patti, a sua esposa, encontra-o a gritar no chão do quarto. Humilhado e confuso, Eric volta a desaparecer dentro de si mesmo, atirando a sua fúria silenciosa contra a esposa e tornando a vida dela insuportável. Patti luta para descobrir o que atormenta o homem que ama. Combatendo o código de silêncio que une os antigos prisioneiros de guerra convence o enigmático Finlay a contar-lhe um chocante segredo. O oficial japonês que detém a chave para o que realmente aconteceu ao seu marido ainda está vivo, e Finlay conhece o seu paradeiro. Patti tem de decidir: deverá Eric, um homem desesperado por se vingar, ter conhecimento desta informação? E estará ela com ele, aconteça o que acontecer? A sua decisão leva-os a um regresso à Tailândia, para um final sensacional, inesperado e triunfante de uma extraordinária história verídica de heroísmo, humanidade e do poder redentor do amor.