“A Dois Passos do Estrelato”

de Morgan Neville

EUA – Documentário – 2013

Sinopse: Neste novo filme do documentarista Morgan Neville, revela as histórias das vozes que se escondem nos coros de ídolos tão célebres como Bruce Springsteen, Stevie Wonder ou Ray Charles. Para além de revelar as caras que se escondem por trás destas extraordinárias vozes, o filme recorre aos depoimentos de músicos tão célebres como Mick Jagger, Sheryl Crow ou David Bowie, por exemplo.

“Borgman – O Mal Intencionado”

de Alex van Warmerdam

Holanda – Thriller – 2013

Sinopse: Três homens armados, um dos quais um padre, andam à caça na floresta. A presa de que andam à caça está mesmo debaixo dos seus pés: um homem, sórdido e barbudo, que dorme debaixo de terra, numa cova que ele próprio fez. Borgman acabou de acordar quando os atacantes enfiam uma lança no chão que por pouco não atinge o seu rosto. Borgman consegue fugir e avisa os seus seguidores que estão escondidos em buracos semelhantes. Cada qual desaparece numa direcção diferente. A chegada de Borgman à avenida ladeada de belas árvores de uma exclusiva área residencial é o início de uma série de perturbadores acontecimentos à volta da fachada cuidadosamente construída de um casal rico, dos seus três filhos e da ama da casa.

“Em Segredo”

de Charlie Stratton

EUA – Drama – 2013

Sinopse: Therese é uma jovem encantadora mas sexualmente reprimida, presa a um casamento sem amor com o seu primo Camille, um homem frágil e doente, imposto pela sua dominadora tia Madame Raquin. O dia-a-dia de Therese é passado em quase reclusão, atrás do balcão de uma pequena loja, enquanto as noites são gastas a assistir a tia a jogar dominó. Mas quando Therese conhece Laurent, um sedutor amigo de infância do seu marido, tudo muda. O que começa como uma excitante relação ilícita vai acabar por se desenvolver em acontecimentos com trágicas consequências para todos.

“Jovem & Bela”

de François Ozon

França – Drama – 2013

Sinopse: A história, em quatro estações e quatro canções, das aspirações e motivações de uma jovem de 17 anos que a levam a prostituir-se, não pela falta recursos económicos, mas pelo prazer da descoberta da sexualidade e do jogo da sedução.

“O Acto de Matar”

de Joshua Oppenheimer

Dinamarca – Documentário – 2012

Sinopse: Num país onde os assassinos são celebrados como heróis, o realizador e a sua equipa desafiaram os líderes impenitentes dos esquadrões da morte a encenar o seu papel no genocídio. O resultado alucinante é um delirante sonho cinematográfico, um mergulho perturbador nas profundezas da imaginação de assassinos em massa e no chocante regime de corrupção e impunidade banais em que vivem.

“O Fantástico Homem-Aranha 2: O Poder de Electro”

de Marc Webb

EUA – Ação/Aventura – 2014

Sinopse: É excelente ser o Homem-Aranha . Para Peter Parker não há nada como saltar entre arranha-céus, assumir-se como herói e estar junto de Gwen. Mas ser o Homem-Aranha tem o seu preço: apenas ele pode proteger os nova-iorquinos dos poderosos vilões que ameaçam a cidade. Com o aparecimento de Electro, Peter irá confrontar um inimigo bem mais poderoso do que ele. E, com o regresso do seu antigo amigo, Harry Osborn, Peter apercebe-se que todos os seus inimigos têm algo em comum: A “OsCorp”.

“O que a Maisie sabe”

de David Siegel, Scott Mcgehee

EUA – Drama – 2012

Sinopse: Baseado numa interpretação contemporânea do clássico romance de Henry James, e situado na cidade de Nova Iorque, a história centra-se em Maisie, uma menina de seis anos de idade, involuntariamente envolvida no amargo divórcio dos pais –  a mãe, um ícone do rock,  o pai um encantador mas distraído negociante de arte. À medida que Maisie é empurrada para trás e para a frente entre eles, começa a depender cada vez mais de Lincoln, o novo companheiro da mãe, e de Margo a sua ex-ama e que entretanto se torna a nova mulher do pai. Na ausência dos pais, e através do apoio que acabam por ter de dar a Maisie, Lincoln e Margo apercebem-se de como egoístas desequilibrados aqueles eram.

“Os Inquilinos”

de Sérgio Bianchi

Brasil – Drama – 2009

Sinopse: Valter estuda de noite. Iara, sua mulher, diz que os novos inquilinos não trabalham, que devem ser bandidos. Ninguém sabe de onde vieram os três rapazes, Iara diz que eles levam mulheres para casa e falam palavras sujas. Os jovens da rua querem ir para a briga, Valter quer dormir. Ele não tem uma arma, tem uma filha e um filho pequenos, fica fora o dia inteiro, não vê o que se passa na rua, ouve o que a mulher diz, o que a rua diz, ouve o barulho da música e das risadas dos inquilinos, de madrugada. E não consegue dormir. Quem vai morrer? Valter não sabe.

“Supercondríaco”

de Dany Boon

França – Comédia – 2013

Sinopse: Aos 40 anos, Romain Faubert, não tem nem mulher nem filhos. O facto de ser fotógrafo para um dicionário médico online, não ajuda à hipocondria que domina o seu estilo de vida há muito tempo e que faz com que seja um neurótico apavorado. O seu único e verdadeiro amigo é o seu médico, o Dr. Dimitri Zvenska que, inicialmente, cometeu o erro de lhe dar atenção e que, actualmente, muito o lamenta. A doença imaginária não é fácil de gerir e Dimitri daria tudo para se conseguir livrar de Romain de uma vez por todas. Dimitri pensa ter encontrado a cura que o livrará de Romain: ajudá-lo a encontrar a mulher da sua vida. Convida-o para serões lá em casa, inscreve-o em sites de encontros, obriga-o a fazer desporto, chega mesmo a ensinar-lhe como seduzir e comportar-se com as mulheres. Mas descobrir a pérola rara capaz de suportar Romain e que, por amor, o ajude a superar finalmente a sua hipocondria, mostra-se bem mais difícil que o esperado…