Skip to content

Estrelas – Festival de Berlim 2025 #2

Estrelas Berlinale 2025 1 Estrelas Berlinale 2025 2

Jury Grid Berlinale 2025

Seis críticos juntaram-se para acompanhar e avaliar os filmes em competição pelo Urso de Ouro da 75.ª edição do Festival de BerlimCarlos Helí de Almeida (O Globo), Paulo Portugal (Insider), Susana Bessa (À Pala de Walsh), Bruno Carmelo (Meio Amargo), Fátima Lacerda (Cinematório) e Ana Carolina Ballan Sebe (No Sofá com Gatos).

Ao quinto dia da Berlinale surge um novo favorito a levar o Urso de Ouro, o Brasil, com o novo filme de Gabriel Mascaro, “O Último Azul”. Num Brasil quase distópico, uma mulher de 77 anos embarca numa jornada para realizar o seu último desejo, uma aventura sobre resistência e amadurecimento ao longo dos rios da Amazônia. Este road-movie teve uma das melhores reações por parte da crítica internacional na sua estreia e também por parte dos seis críticos convidados do Jury Grid que lhe atribuíram 4 estrelas e um Urso de Ouro (5 estrelas). Para o crítico Paulo Portugal, esta fábula “é também um filme que nos vive paredes-meias com a miséria. Mas também com a possibilidade de libertação e a procura de uma felicidade sem idade.”

banner horizontal 2025 4 3
Publicidade

Pelo contrário,Reflet dans un diamant mort”, dos franceses Hélène Cattet e Bruno Forzani, sobre um agente secreto reformado que recorda o seu passado cheio de ação, não agradou tanto aos críticos, dando-lhe entre 2 e 3 estrelas. A dupla de realizadores presta novamente homenagem ao género e mistura vários sub géneros de crime e aventura, imitando um visual de James Bond.

A terceira longa-metragem da realizadora chinesa Vivian Qu, Girls on Wire”, um thriller sobre uma mãe solteira que mata um traficante de drogas e sua perseguição por aqueles que buscam vingança, reúne até ao momento a pior classificação dos filmes em competição.

Estrelas Berlinale 2025 2 4