FEST 2021: Irvine Welsh dará Masterclass de Carreira

No âmbito da programação da indústria do Festival FEST, Irvine Welsh junta-se a Tony Grisoni e Isabel Coixet, para um ciclo de masterclasses ao vivo orientado por profissionais de diferentes áreas do cinema e audiovisual.

O FEST tornou-se rapidamente uma das principais montras nacionais de filmes inovadores de cineastas emergentes, bem como uma plataforma para profissionais de cinema internacionais, promissores e consagrados. Situado na cidade costeira de Espinho, a edição deste ano realizar-se-á de 4 a 11 de Outurbro, e apresentará uma selecção de longas e curtas-metragens e um extenso programa da indústria que inclui masterclasses, workshops, debates, mesas redondas, estudos de caso, entre outros eventos.

Irvine Welsh é um romancista escocês de renome mundial, mais conhecido pelas suas personagens corajosos, prosa desafiadora e retrato realista do ponto fraco do criminoso da Escócia, cujo trabalho é caracterizado pelo uso do dialeto escocês bruto. Os romances de Welsh são sempre ambientados na sua Escócia natal e repletos de anti-heróis, vigaristas e hooligans, que, apesar da sua óbvia miséria, estão imbuídos de um triste senso de humanidade que quase sempre os transforma em personagens simpáticos.

As suas obras foram adaptadas para as telas inúmeras vezes, com grande sucesso. O seu livro Trainspotting (1993) – um fenómeno mundial e best-seller no Reino Unido e internacionalmente, e que foca o lado mais sombrio da natureza humana e do uso de drogas – foi adaptado por Danny Boyle em 1996, estrelado pelos então emergentes actores Ewan McGregor e Kelly Macdonald . Desde então, o filme consolidou-se no cânone de culto do cinema.

Welsh é também autor de vários outros romances, incluindo  Ecstasy: Three Tales of Chemical Romance (1996),  Glue  (2001),  The Bedroom Secrets of the Master Chefs (2006), The Blade Artist (2016), Dead Men’s Trousers (2018 ) e várias outras obras-primas. Destes livros, The Acid House (1994), Porno (2002) e Filth(2013)  foram também adaptados para o cinema; este último conta com actores de renome como James McAvoy, Jamie Bell e Jim Broadbent. 

Irvine Welsh apresentará uma masterclass sobre a sua carreira, a sua visão sobre as suas adaptações para o cinema e a sua experiência na indústria, para participantes credenciados.

 

Skip to content