A Festa do Cinema e a Academia Portuguesa de Cinema fecharam um acordo que vai permitir a inclusão de vários vencedores dos Prémios Sophia 2019 na programação do evento que dá aos espectadores a possibilidade de pagar apenas 2,5 euros pelos bilhetes de cinema em qualquer sala do país.

Os filmes distinguidos com o Prémio Sophia Melhor Filme, o Prémio Sophia Melhor Documentário Longa Metragem, o Prémio Sophia Estudante, e os prémios das Melhores Curtas (Documentário, Ficção e Animação) na gala de domingo, 24 de março, farão parte da programação da primeira iniciativa da Festa do Cinema 2019, nos dias 13, 14 e 15 de maio.

A programação especial com os vencedores dos Prémios Sophia reforça a aposta da Festa do Cinema na produção portuguesa, ilustrada em 2018 com sessões especiais de filmes portugueses como “Soldado Milhões”, “Leviano”, “O Fim da Inocência”, “Gelo” e “Pedro e Inês”.

Pela primeira vez, a Festa do Cinema terá duas edições no mesmo ano: além de maio, os espectadores também vão poder assistir a filmes por apenas 2,5 euros em outubro.

Recorde-se que em 2018, a quarta edição da Festa do Cinema conseguiu o maior número de visitantes de sempre. Os dados recolhidos pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) confirmam um aumento de 13,17% para um total de 246.221 espectadores, mais 28.649 visitantes do que nos três dias da Festa do Cinema 2017. Foram batidos todos os recordes diários das edições anteriores da Festa do Cinema e foi quebrada uma marca histórica no terceiro dia da edição de 2018: pela primeira vez a Festa do Cinema levou mais de 100 mil espectadores às salas de todo o país num só dia, naquela que foi a melhor quarta-feira do ano.