A quarta edição da Festa do Cinema, que decorreu nos passados dias 22, 23 e 24 de outubro, conseguiu ter o maior número de visitantes de sempre.

Os dados recolhidos pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) confirmam um aumento de 13,17% para um total de 246.221 espectadores, mais 28.649 visitantes do que nos três dias da Festa do Cinema 2017.

Foram batidos todos os recordes diários das edições anteriores da Festa do Cinema e foi quebrada uma marca histórica no terceiro dia da edição de 2018: pela primeira vez a Festa do Cinema levou mais de 100 mil espectadores às salas de todo o país num só dia, naquela que foi a melhor quarta-feira do ano.

“Johnny English Volta a Atacar”, de David Kerr, foi o filme mais visto nesses três dias com bilhetes a 2,5€, acumulando até ao dia 24 de outubro mais de 225 mil espectadores. Seguem-se “Assim Nasce Uma Estrela”, “Venom” e “O Primeiro Homem na Lua”, entre os filmes mais vistos durante os dias da celebração.

A produção portuguesa surge no top 10 graças ao sucesso de “Pedro e Inês”, realizado por António Ferreira, que foi o quinto mais visto nos cinemas nacionais e regista já mais de 28.000 espectadores.

Pelo quarto ano consecutivo, o maior evento cinematográfico organizado em Portugal regressou a dezenas de cidades e centenas de salas com os melhores filmes nacionais e internacionais, num total de 94 mil lugares e 1.885 sessões disponíveis.

A Festa do Cinema realizou-se pela primeira vez no Outono e juntou cineclubes, auditórios e salas de cinema numa celebração do grande ecrã que pretende trazer novos públicos ao cinema e incentivar os visitantes regulares a assistir a mais filmes.

A Festa do Cinema é promovida pela APEC – Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, com o apoio do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, FEVIP – Associação Portuguesa de Defesa das Obras Audiovisuais e GEDIPE – Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais.