A Festa do Cinema Francês, que se realiza de 3 de outubro a 30 de novembro em 9 cidades portuguesas, celebra 25 edições com uma programação composta por mais de 50 filmes, dos quais 17 serão apresentados pela primeira vez em Portugal.
A festa arranca a 3 de outubro, às 20h, no Cinema São Jorge, em Lisboa, com a antestreia de “O Conde de Monte Cristo” realizado por Matthieu Delaporte e Alexandre De La Patellière. Estreado no Festival de Cannes 2024, o filme é uma adaptação da célebre obra de Alexandre Dumas, e é, até ao momento, a maior produção cinematográfica de 2024 em França, com um orçamento a rondar os 43 milhões de euros. A antestreia em Lisboa vai contar com a presença do ator Patrick Mille e do produtor Dimitri Rassam.
Também o realizador francês Ladj Ly, o ator francês Alexis Manenti, realizador e ator francês Stéphane Brizé, o realizador belga Dominique Abel, a atriz e realizadora australiana e canadense Fiona Gordon e a realizadora francesa Élise Girard estão confirmados como convidados a marcar presença nesta edição.
“A Vida Entre Nós” de Stéphane Brizé, “Bernadette – A Mulher do Presidente” de Léa Domenach, “Corações Partidos” de Gilles Lellouche, “Marcello Mio” de Christophe Honoré, “Os Indesejáveis” de Lady Ly, “Paradis Paris” de Marjane Satrapi, “Os Novos Vizinhos” de André Téchiné e “Sem Amarras” de Simon Moutaïrou, são alguns dos destaques da secção Antestreias da 25.ª edição.
O programa inclui ainda novas secções como “Rir à Grande e à Francesa”, “Uma Língua, Múltiplos Olhares – a coprodução franco-belga” ou “100 Anos de Charles Azavnour”. “Charles Aznavour foi um dos mais célebres e queridos cantores de França e a Festa do Cinema Francês quer assinalar o centenário do seu nascimento com a exibição do filme “Aznavour por Charles” com imagens gravadas pelo próprio, numa espécie de diário fílmico, feito ao longo de décadas.”
A 25.ª edição ainda vai apresentar uma retrospectiva integral do trabalho do cineasta Chris Marker (1921-2012), em parceria com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, em Lisboa, durante o mês de novembro. Entre curtas e longas-metragens, como “Sans Soleil” (1982) ou “Level Five” (1995), “a retrospetiva revela mais de meia centena de filmes e vídeos, incluindo títulos realizados para a televisão, trabalhos que apontam, invariavelmente, para a procura de novas formas por parte de um criador profundamente original.”
A Festa do Cinema Francês realiza-se de 3 de outubro e 30 de novembro, em 9 cidades portuguesas: Lisboa (no Cinema São Jorge de 3 a 13 de outubro e na Cinemateca Portuguesa de 2 a 30 de novembro), Porto (16 outubro a 23 novembro), Coimbra (14 a 18 de outubro), Almada (8 a 12 de outubro), Oeiras (17 a 25 de outubro), Viseu (16 a 18 de outubro), Beja (5 e 6 de novembro), Lagos (8 a 11 de outubro) e Faro (9 a 11 de outubro).