A Festa do Cinema está de volta para uma segunda edição este ano, depois de uma primeira em maio, novamente com bilhetes a 3,5 euros, em todo o território nacional (continente e ilhas). A Festa do Cinema “tem como grandes objetivos celebrar o cinema e democratizar o acesso à Sétima Arte”.
São quatro dias (22, 23, 24 e 25 de outubro) com mais de 50 filmes em exibição, de todos os géneros, do cinema nacional e estrangeiro, a preço reduzido em dezenas de salas de cinema de todo o país.
“A Festa do Cinema é uma oportunidade para ver filmes que ainda não teve oportunidade de ver, rever os seus filmes preferidos e fazer destes dias um momento em que a família se reúne em frente ao grande ecrã.”, lê-se no comunicado da organização.
Durante quatro dias é possível rever alguns dos maiores sucessos de bilheteira do ano, como “Barbie”, “Oppenheimer”, “Pôr do Sol – O Mistério do Colar de São Cajó” e “Indiana Jones e o Marcador do Destino”, mas também para ver filmes como “Golpe de Sorte, “Assassinos da Lua das Flores”, “Golda”, “Estranha Forma de Vida”, “Orlando”, “Marcha sobre Roma”, “O Sol do Futuro”, algumas das estreias recentes disponíveis nas salas portuguesas. Quanto ao cinema português, estarão em sala filmes de produção nacional como: “A Bela América”, “A Sibila”, “Pátria” ou “Os Demónios do Meu Avô”.
Esta iniciativa é promovida pela APEC (Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas), desde 2015, com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual. I.P (ICA), da Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais (FEVIP) e da Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais (GEDIPE).