IndieLisboa integra Rede Europeia de Curtas Metragens

indie-lisboa-festival-1
Cópia de ©Ana Viotti_5 Maio_IndieLisboa-42

O festival português IndieLisboa e o festival sueco Uppsala Kortfilmfestival vão integrar a Rede Europeia de Curtas Metragens (European Short Film Network – ESFN)

juntando-se assim aos quatro festivais europeus de curtas-metragens (membros fundadores do ESFN): Internationale Kurzfilmtage Oberhausen (Alemanha), Go Short Festival Nijmegen (Países Baixos), Short Waves Festival Poznan (Polónia) e Vienna Shorts (Áustria).

“A rede está agora activa em seis países europeus, seguindo uma visão colaborativa e verdadeiramente europeia para reforçar o panorama cinematográfico e festivo europeu. Estas actividades incluem projectos online, analógicos e ao vivo. A ESFN é uma das poucas dezenas de redes de festivais europeus financiados pelo programa MEDIA da UE e recebeu financiamento até 2024.”, lê-se no comunicado do IndieLisboa.

O IndieLisboa passa também a integrar o projecto temporário de video on demand THIS IS SHORT, que será relançado em outubro de 2023 como um serviço de streaming durante todo o ano para o público e a indústria, “agrupando e exibindo a incrível riqueza e variedade da produção de curtas-metragens europeias.”

O projecto VOD THIS IS SHORT, um lugar para visitar as curtas-metragens europeias, foi lançado em 2021 como uma plataforma online com duração de três meses de curadoria conjunta pelos festivais membros da ESFN, tendo-se repetido em 2022, também durante três meses. Esta expansão será “coordenada pelo gestor de projecto alemão Jens Geiger-Kiran, que é conhecido, entre outras coisas, pela rede de cinema VOD CinemaLovers.”

“Para além da plataforma de transmissão, a rede desenvolverá programas de filmes a serem apresentados presencialmente ao longo do ano nos seis festivais membros. O enfoque será nos formatos analógicos, lançados em 2023 com dois programas de cinema da Friedl Kubelka School for Independent Film, em Viena. Com curadoria do realizador Philipp Fleischmann, que dirige o departamento de cinema da escola, os programas viajarão pela Europa entre abril e novembro.”, lê-se em comunicado.

Skip to content