O ciclo de cinema Invicta.Música.Filmes regressa à Casa da Música, de 7 a 21 de fevereiro, com a estreia portuguesa dos filmes “O Cavaleiro da Rosa” (1925) de Robert Wiene e “Shelter” de Bill Morrison, acompanhados ao vivo pela Orquestra Sinfónica e o Remix Ensemble Casa da Música, para além de um novo projecto de cinema com assinatura musical da Orquestra Factor E! e Digitópia Collective.

O ciclo arranca no próximo sábado com o cine-concerto Bandas Sonoras Instantâneas III, às 16h, na sala 2. “Para novos filmes, novas bandas sonoras. Revalida-se, deste modo, uma produção multimédia que vem fazendo sucesso nesta Casa. Com selecção de Fernando Saraiva, esta produção combina a projecção de um conjunto invulgar de filmes de animação com a interpretação ao vivo de música original composta pelo Factor E!”

No mesmo dia, pelas 18h, na Sala Suggia, a Casa da Música apresenta em estreia nacional o filme “O Cavaleiro da Rosa” (1925) de Robert Wiene com a banda sonora original de Strauss, que inclui excertos da ópera e de outras obras do compositor, tocada ao vivo pela Orquestra Sinfónica. “Paixão, traição e desgosto são os condimentos da intriga de amor e humor de O Cavaleiro da Rosa. Um triângulo amoroso no contexto da aristocracia palaciana da Viena Setecentista esteve na origem de uma das mais aclamadas óperas de Richard Strauss e serviu de argumento ao filme mudo de Robert Weine.”

No dia 10 de fevereiro, pelas 19h30, o cine-concerto do filme “Shelter” de Bill Morrison, que cria filmes de um impacto extraordinário a partir de fragmentos de películas antigas. “Em Shelter focou-se em imagens de cheias, uma realidade dramática dos Estados Unidos, para reflectir sobre o significado de perder a casa e não ter abrigo. A música do trio de compositores Gordon/Wolfe/Lang, os incontornáveis fundadores dos Bang on a Can, acompanha a beleza etérea das imagens de uma forma simultaneamente emotiva, contida e explosiva.”

Dia 15 há Concerto de Carnaval com alguns dos mais famosos temas musicais de filmes da Disney e Pixar. “Ideias para o disfarce de Carnaval? No palco da Sala Suggia vão desfilar os temas musicais de APantera Cor-de-Rosa, ORei Leão ou Bambi, a par de alguns dos mais recentes sucessos de bilheteira dos Estúdios de Animação Pixar e da Walt Disney. As suites de Toy Story ou de AIdade do Gelo levam-nos ao encontro de múltiplos personagens e são um convite à imaginação de cada um para celebrar o Carnaval mais musical da cidade.”

“Do Bolso de Walt” é a última proposta deste ciclo, acontecer no dia 21 de fevereiro. “O universo musical dos filmes de animação de Walt Disney é motivo para um novo encontro com Aquilo que Vocês Quiserem, quinteto feminino que apresenta uma relação curiosa entre vozes e instrumentos de bolso. Melodias que todos conhecem são reinventadas e apresentadas num concerto de sonho.”

Fonte: Casa da Música