Monica-Vitti

Morre aos 90 anos Monica Vitti, a atriz de Antonioni

Last updated:

A atriz italiana Monica Vitti morreu hoje aos 90 anos, notícia divulgada no Twitter do crítico de cinema Walter Veltroni.

monica-vitti

Monica Vitti ficou conhecida sobretudo por protagonizar os filmes de Michelangelo Antonioni, nomeadamente a emblemática Trilogia da Alienação “A Aventura”, “A Noite” e “O Eclipse”, bem como ainda “O Deserto Vermelho”.

Vitti era conhecida pela sua beleza enigmática e distante e estava retirada do cinema há mais de uma década devido ao Alzheimer, tendo feito a sua última aparição pública na estreia em França do musical “Notre-Dame de Paris”, em 2002.

Apesar destes acontecimentos mais recentes, a sua vida sempre um pouco reclusa trouxe muita especulação em torno da sua saúde e em 1988 o Le Monde chega a noticiar que a atriz havia morrido na sequência de uma overdose de barbitúricos.

A atriz participou ainda em “O Fantasma da Liberdade”, de Luis Buñuel, mas apesar da sua participação nos filmes de vários autores, passou a maior parte da sua carreira a integrar comédias italianas que nunca estrearam fora do seu país natal.

Nascida Maria Luisa Ceciarelli em Roma, descobriu a sua paixão pelo teatro ainda em criança, durante a Segunda Guerra Mundial, quando se propunha entreter a família com fantoches para combater o tédio.

Aos 18 anos, os seus pais e irmãos emigraram para o Estados Unidos em busca do sonho americano, mas Vitti permaneceu em Itália. Entrou em muitas produções de teatro amador enquanto adolescente e frequentou a Academia Nacional de Artes Dramáticas de Roma, onde se formou em 1953.

Monica Vitti e Michelangelo Antonioni Creéditos: Keystone/Hulton Archive/Getty Images
Monica Vitti e Michelangelo Antonioni (Créditos: Keystone/Hulton Archive/Getty Images)

Participou nalguns filmes e televisão em Itália, na década de 50 e Antonioni acabaria por ser seu encenador em palco antes de a escolher para protagonista de “A Aventura”, acabando ambos por se envolver romanticamente pela maior parte dos anos 60.

A atriz ganhou cinco prémios David Di Donatello para Melhor Atriz, sete Globos de Ouro italianos e um Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza em 1995 como prémio de carreira.

Skip to content