Skip to content

Morreu a atriz Shelley Duvall, estrela de “Shining”

A atriz norte-americana morreu durante o sono, vítima de sequelas da doença de diabetes, na sua casa em Blanco, no estado norte-americano do Texas. Tinha 75 anos.
Shelley Duvall no papel de Wendy Torrance, em "Shining" (1980) Shelley Duvall no papel de Wendy Torrance, em "Shining" (1980)
Shelley Duvall no papel de Wendy Torrance, em "Shining" (1980)

Morreu esta quinta-feira, aos 75 anos, a atriz norte-americana Shelley Duvall, estrela de filmes como “Shining” (1980), de Stanley Kubrick, e “Nashville” (1975) e “Popeye” (1980), ambos de Robert Altman. A atriz morreu aos 75 anos de idade, de complicações de diabetes na quinta-feira em Blanco, Texas.

“A minha querida, doce e maravilhosa vida, parceira e amiga deixou-nos ontem à noite. Muito sofrimento ultimamente, agora ela está livre. Voa para longe, linda Shelley”, disse o músico Dan Gilroy, companheiro da atriz, em comunicado.

Estreou-se no cinema em Brewster McCloud” (1970), de Robert Altman, realizador com quem viria a trabalhar em mais seis filmes ao longo da sua carreira, interpretando personagens excêntricas, como o westernA Noite Fez-se Para Amar” (1971), Todos Somos Ladrões” (1974), “Buffallo Bill e os Índios” (1976) e Três Mulheres” (1977), filme pelo qual ganhou o prémio de Melhor Atriz na 30.ª edição do Festival de Cannes, bem como uma nomeação para os BAFTA.

banner horizontal 2025 5 1
Publicidade

No musical e clássico “Nashville” (1975) viria a ganhar atenção em Hollywood. No entanto, no musical “Popeye” (1980), no papel de Olívia Palito, ao lado de Robin Williams no papel do marinheiro Popeye, o filme foi muito mal recebido pela crítica tendo conquistado seis prémios nos Stinkers Bad Movie Awards, incluindo o de pior filme.

Shelley Duvall trabalhou ainda com Woody Allen em “Annie Hall” (1977), com Terry Gilliam na fantasia e comédia “Os Ladrões do Tempo” (1981) e Tim Burton, na curta-metragem de imagem real “Frankenweenie” (1984).

Mas foi pelo papel de Wendy Torrance, em “Shining” (1980), que Shelley Duvall ficou mundialmente conhecida, onde protagonizou ao lado de Jack Nicholson. O filme é lembrado pelas famosas cenas de sequência, técnica recorrente na cinematografia de Kubrick, e pela icónica cena da casa de banho em que a personagem de Jack dá machadadas na porta, enquanto a personagem de Shelley está do outro lado da porta aterrorizada com uma faca na mão para se defender.

Kubrick levou quase dois anos a terminar as filmagens, devido ao seu perfeccionismo, e a sua relação com a atriz Shelley Duvall foi bastante difícil durante a rodagem, discutindo frequentemente com a atriz no set sobre as falas do guião e as suas técnicas de representação. Apesar das intrigas e difícil relação entre a atriz e o realizador, o filme foi concluído e tornou-se num enorme sucesso comercial em todo o mundo.

 

Em meados da década de 1990, Duvall teve uma carreira próspera como atriz versátil e foi criou a sua própria produtora, a Think Entertainment, que produziu séries de TV para crianças.

Na sua carreira destacam-se ainda filmes como “Roxanne” (1987), de Fred Schepisi, “Crime Sem Recompensa” (1995), de Steven Soderbergh, “Retrato de Uma Senhora” (1996), de Jane Campion.

Voltou a representar em 2022, depois de duas décadas afastada, em “The Forest Hills”.